Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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O portfólio como instrumento reflexivo e articulador de uma equipe do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde-Vigilância em Saúde no trabalho de enfrentamento da violência contra a mulher
Emanuelly Santos Ferreira, Ângela Maria de Assis Castro, Regina Estella Kato, Camila Santana Domingos, Ive Campolina Azeredo, Natália Rodrigues Santos, Marisa Barletto, Paula Dias Bevilacqua, Cristiane Magalhães de Melo

Resumo


Este trabalho apresenta um relato de experiência do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET Saúde/Vigilância em Saúde da Universidade Federal de Viçosa, financiado pelo Ministério da Saúde e coordenado pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero (NIEG) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A equipe de trabalho é composta por estudantes de Enfermagem, preceptores do serviço de Vigilância Epidemiológica/ Secretaria Municipal de Saúde e coordenadoras docentes da UFV. Uma das metodologias utilizadas é o portfólio, instrumento de avaliação sumativa, reflexiva, contínua e sistemática, na qual cada estudante constrói e elabora seu próprio material. O portfólio foi subdividido em três partes, sendo a primeira constituída pelas relatorias das reuniões do grupo e atividades desenvolvidas pelo projeto, como o trabalho de campo realizado nas unidades de Estratégia Saúde da Família do município; a segunda referente aos textos lidos e discutidos, e a terceira uma construção da estudante, incluindo fatos do cotidiano, matérias sobre a temática discutida com reflexões a cerca do material. O portfólio favoreceu a análise de singularidades e peculiaridades do desenvolvimento de cada estudante, uma vez que cada um tem o toque pessoal, com suas características, fazendo parte da construção da biografia da aluna de forma cronológica. Desta forma, o portfólio, ajudou a mobilizar a estudante para a responsabilidade pessoal sobre seu processo de aprendizagem. A aplicação deste ao projeto proporcionou a compreensão do fenômeno da violência contra a mulher na perspectiva de gênero, uma vez que as estudantes são estimuladas a refletir como a violência contra a mulher está permeada pelas questões de gênero e como se dá a construção das identidades no campo social. Ressalta-se que tais discussões são embasadas em artigos científicos que citam autores célebres como Focault e Joan Scott o que contribui para o crescimento e desenvolvimento do senso crítico das estudantes a cerca da temática. Tal fato nos possibilitou um olhar critico sobre informações transmitidas, nos permitindo sair do senso comum e proporcionando maior hábito de questionar e escrever a partir de embasamentos em estudos científicos e pensadores. Sendo assim, o portfólio possui o papel de construtor da identidade da aluna acerca da temática, uma vez que conseguimos dialogar através do portfólio fatos do cotidiano relacionando-os com o estudo sobre violência contra a mulher e o gênero.