Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
EQUIPE DE MONITORAMENTO DAS UPAS 24H DA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE - SES/RJ: UMA FERRAMENTA DE SUPORTE A GESTÃO.
Elson Santos de Oliveira, Olinda Fabiani Cardoso Gil, Tania Catarina Sobral Soares, Roberta Esteves da Costa, Alex Soares da Silva, Aline de Almeida Pereira, Sharlene Kauati Salgado, Luciane Souza Santos, Elmar Rodrigues e Silva, Cynthia Conceição Silva, Renata Cardoso de Souza, Patrícia Abreu Marques

Resumo


Caracterização do problema: Em setembro de 2010, após levantamento de necessidade por esta Secretaria de Saúde, foi criado um grupo de Monitoramento das UPA’s 24h vinculado a Assessoria de Humanização, composto por 14 Enfermeiros com a proposta de atuar diretamente in loco nestas unidades de forma a realizar a interface junto ao nível central com a meta de oferecer suporte estratégico para as demandas dos eixos estruturais, gerenciais e assistenciais em toda sua complexidade. Como eixo estrutural entende-se todo serviço que envolve as questões ligadas à estrutura física da unidade (condições dos módulos, abastecimento de água, energia, entre outros), as questões gerenciais referem-se a aquelas atividades que englobam a disponibilidade da realização dos serviços (Equipe de recursos humanos, abastecimento de insumos e medicamentos, solicitação de reparos e/ou aquisição de mobiliários e equipamentos; avaliação dos serviços de rouparia, vigilância patrimonial, limpeza, coleta de resíduos, gases medicinais, comunicação visual, serviço móvel de transporte, nutrição e laboratório também estão inseridos no contexto deste eixo), no eixo assistencial estão inseridas as questões do trato diretamente ao paciente (utilização dos protocolos pré-estabelecidos, organização dos fluxos internos, elaboração de rotinas, o manuseio e administração das medicações prescritas, os processos de admissão e alta nas salas de observação, a elaboração de indicadores, as notificações de doenças compulsórias, assim como a educação permanente em serviço). Descrição da experiência: Estes monitores foram capacitados no nível central com os diversos protagonistas que gerenciam os eixos supramencionados de maneira a compreender toda dinâmica vivenciada nestas unidades com ênfase na resolução rápida e imediata da necessidade levantada por este grupo em conjunto com a gestão local de cada UPA. Cabe ao monitor sinalizar as não conformidades identificadas a cada visita aos gestores locais (Coordenação médica, Enfermeiro rotina e/ou Gerente administrativo, dependendo da avaliação de cada área de atuação) visando a resolução imediata caso seja um apontamento a nível local, ou caso não seja uma demanda nesta esfera, o relatório apontará as demandas descritas as gerências de contratos no nível central. Quando a ação necessita de um suporte imediato, a comunicação geralmente se dá diretamente por contato telefônico visando à solução mais breve possível. As visitas desta equipe são orientadas por escala pré-determinada com possibilidade de mudanças conforme a demanda desta Secretaria, logo, é organizada de forma a cobrir as 24 UPA’s de gestão estadual. São realizadas visitas diárias por todo o grupo, porém nos finais de semana e feriados cumprem uma rotina de visitas onde 02 monitores são escalados para visitar 04 unidades cada. Em todas as visitas são elaborados relatórios direcionados de maneira específica para a Superintendência de RH e outro relatório para a Superintendência de Redes Próprias, assim como os demais gerentes de serviço, para apresentação das não conformidades identificadas, os apontamentos sinalizados e o andamento das pendências para avaliação. Efeitos alcançados: Estes relatórios diários são instrumentos orientados por um modelo de check list previamente elaborado, onde consta a descrição de todos os eixos apontados para avaliação e acompanhamento sistemático das não conformidades identificadas, estes dados são inseridos em um instrumento chamado de sala de situação, onde são realizados acompanhamentos e atualizações mensais para a avaliação de alguns indicadores, como: Índice de Não Conformidades, Tempo Médio para Resolubilidade das Não Conformidades, Índice de Cumprimento dos Prazos, Percentual de Pacientes Classificados e Taxa de Óbito, que propiciam uma comunicação direta e efetiva da unidade geradora e a Secretaria de Saúde, onde a presença do monitor se faz mister, pois ele é o ELO entre esses dois segmentos, UPA 24h e SES/RJ. Através do acompanhamento destes indicadores, é possível elaborar estratégias e avaliar os processos que interferem diretamente na qualidade da assistência prestada, este instrumento serve de base para a tomada de decisões e efetivas mudanças nos fluxos e prestação dos serviços nas UPA’s. Além dos relatórios diários, do acompanhamento mensal através dos indicadores. Existem ainda reuniões regulares com todo o grupo de Monitoramento, Superintendências e gerentes de serviço de apoio a estas unidades, onde ambos discutem cada unidade visitada, de maneira a apontar não conformidades que possam estar dificultando o funcionamento adequado e também criar soluções coletivas para atender as demandas destas unidades e, por conseguinte propiciar um atendimento adequado aos usuários que utilizam este serviço. Recomendações: Este tipo de trabalho proporciona uma relação de trocas constantes entre o nível central e as unidades de Pronto Atendimento – UPA 24h, visando não somente o atendimento, mas também todo o suporte necessário para garantir uma atenção qualificada aos seus usuários através de profissionais capacitados e sensíveis as necessidades da população que procuram atendimentos nestas unidades. Cabe a UPA 24H atuar como uma interface entre a atenção básica e as grandes emergências hospitalares, visando atender as urgências de baixa e média complexidade. Com a implantação deste modelo assistencial, as mudanças na gestão e na atenção ganham maior efetividade quando são produzidas pela afirmação da autonomia dos sujeitos envolvidos, que contratam entre si responsabilidades compartilhadas nos processos de gerir e de cuidar. Assim, o grupo de monitoramento dos UPA’s SES/RJ lança mão de ferramentas e dispositivos para consolidar redes, vínculos e a co-responsabilização na realização de suas atividades diárias, visando sempre à identificação primária das não conformidades apresentadas em cada unidade, com o objetivo de minimizar intercorrências, buscando sempre a qualidade da assistência prestada e a efetividade no serviço prestado. A equipe de monitoramento das UPA’s como ferramenta de suporte a gestão, propicia uma comunicação clara entre as unidades e o nível central, logo sua abordagem se faz objetiva de forma que se consiga visualizar o início, meio e fim de sua proposta de trabalho. O mundo moderno necessita de modelos de gestão que permitam cada vez mais a aproximação e interseção de todos envolvidos no processo de trabalho, pois através desta forma conseguiremos estimular as unidades a uma troca mais efetiva com seus gestores e vice-versa, para que assim o processo burocrático seja encurtado de maneira a garantir resolução prática e imediata as demandas emergentes e, por conseguinte, proporcionar um atendimento seguro e qualificado a população que utiliza seus serviços.