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Mobilização Acadêmica para Realização de Estágios e Vivências no SUS
Resumo
VER-SUS (Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde) é um projeto desenvolvido pelo Ministério da Sáude em conjunto com as entidades estudantis dos cursos da área da saúde e as secretarias municipais de saúde, com o objetivo de oferecer a estudantes universitários vivências e estágios no Sistema Único de Saúde (SUS). O VER-SUS permite que discentes de diversos cursos de graduação conheçam e reflitam sobre o SUS, também visa promover a integração dos futuros profissionais à realidade da organização dos serviços, levando-se em consideração os aspectos de gestão do sistema, as estratégias de atenção, o controle social e os processos de educação na saúde. Os estágios podem apresentar programações diversificadas, respeitando as características locais e regionais, ocorrendo no periodo de férias e com duração de dez à vinte dias com atividades em turno integral. Objetivando divulgar o VER-SUS e promover um encontro entre acadêmicos de diversos cursos de graduação que os possibilitassem refletir sobre suas práticas acadêmicas, promovendo uma prática multiprofissional de trabalho em saúde e motiva-los para realização de novas vivências no âmbito do SUS, os discentes da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana no Estado do Rio Grande do Sul- RS, realizaram durante atividades do III Salão de Iniciação Ensino Pesquisa e Extensão (III SIEPE), a oficina “Reflexão, construção de vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS), integrando acadêmicos do Sul do Brasil”. A oficina contou com a participação de 18 estudantes de várias Universidades do Estado. Esses discentes, participaram da oficina por estarem intrigados com o pouco contato que tiveram com o SUS, durante a sua formação, pois conforme Ceccim e Bilibio (s.d), a insuficiência do estudo sobre o SUS no percurso da graduação tem sido uma preocupação freqüente de gestores, formadores e usuários do setor da saúde e estudantes da saúde, que têm demonstrado sua preocupação em relação a este tema por meio de suas instâncias organizadas. Durante a oficina os acadêmicos conheceram o VER-SUS e fomentaram um encontro com o objetivo conhecer a realidade de usuário, trabalhadores do SUS, movimentos sociais e controle social e ter a oportunidade de realizar diálogo, troca de conhecimento e experiências. Ao final da oficina, os acadêmicos pactuaram a realização do I Encontro de estudantes e apoiadores dos estágio de vivência no SUS das macrorregiões sanitárias centro-oeste e sul do Estado do Rio Grande do Sul: Construindo o VER-SUS 2012, que realizou-se na cidade de Alegrete-RS, com a participação de discentes e doscentes da Universidade Federal do Pampa-UNIPAMPA, Universidade do Estado do Rio Grande do Sul- Uergs, Intituto Federal Farroupilha- IFF, representantes do Conselho Municipal de Saúde e gestores municipais e estaduais e legislativo. O encontro proporcionou aos presentes conhecer os estágio de vivências já anteriormente pelos discentes, refletirem sobre a importância de conhecer e atuar nas diferentes realidade da saúde pública e pactuar a realização de um VER-SUS na Fronteira Oeste do RS. A fim de construir e organizar uma vivência os acadêmicos, durante o encontro, criaram um coletivo estudantil, esse coletivo formado por acadêmicos que buscam a fazer a diferença, com apoio dos docentes da UNIPAMPA e gestores da Cidade de Uruguaiana e Alegrete, foi responsável pela realização do que I VER-SUS Pampa da Fronteira Oeste, realizados nas cidades de Alegrete e Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. Esses cenários de encontros estudantins, confirmam a força que tem a mobilização acadêmica, na luta por seus direitos. Conforme Bilibio e Ceccim (s.d), a organização estudantil, que já esteve presente em diferentes conquistas sociais, não é apenas capaz de mobilizar poderes e interpor conceitos à sociedade, como marca um modo peculiar de existir no mundo que exige transformações sociais. O objetivo deste trabalho é relatar os encontros de acadêmicos de várias Universidades e áreas de atuação que buscam realizar vivências no âmbito do SUS, que vise promover uma prática multiprofissional de trabalho em saúde. É notória a importância da participação dos estudantes nas vivências, pois essas possibilitam o diáligo entre estudantes, profissionais, usuários e gestão de forma crítica e reflexiva, colaborando no fortalecimento do SUS e aproximando a teoria da prática, ressignificando a formação. Os acadêmicos mostraram-se motivados em participarem de vivências e incentivados a participar de movimentos socias que visem a melhoria da saúde pública no Brasil. Segundo Ceccim e Bilibio (s.d), a geração de cenários de encontro e problematização podem contribuir à produção de subjetividade e de uma nova suavidade no desmanchamento dos perfis identitários, que coloquem em ato a multi profissionalidade, o Sistema Único de Saúde, as concepções de saúde e a questão da formação de pessoal entendendo a atenção integral à saúde como um projeto de gestão, de assistência, de promoção, de participação social e de educação dos profissionais da saúde. aprimoramento individual dos estudantes sobre o SUS. Busca-se apartir desses encontro a realização de novos cenários de participação acadèmica que mobilize esses discentes a lutarem por um sistema de saúde universal, gratuito e de qualidade, que esteja ao alcance de todos usuários.CECCIM R.B, BILIBIO B.C.Projeto-Piloto da VER-SUS. Brasil, s.d.