Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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A inserção do Educador Físico no CMS Dr. Silvio Barboza: um desafio para a integralidade das ações matriciais no território de Senador Camará SMSDC/RJ/CGS 5.1.
Alexandre Alves Mariano, Andris Tiburcio Cardoso, Marcelia Alves de Souza Martins

Resumo


O Projeto da Academia Carioca da Saúde no Centro Municipal de Saúde Dr°. Silvio Barboza (CMSSB), teve início em setembro de 2010, com o propósito promover saúde através de atividade físicas. Nesse sentido a organização do cuidados em saúde, foi se redesenhando, a partir das necessidades do território. O CMSSB tem sobre sua responsabilidade sanitária, 12.400 usuários, distribuídos nas comunidades de Coréia, Croácia, Rebú, Carinhoso e Selva de Pedra, onde cinco equipes da Estratégia Saúda Família (ESF), prestam cuidados de saúde. Com a inserção do educador físico, enquanto apoiador da ESF, as possibilidades de promoção saúde, nesse território, marcado pela violência, contribuiu para a integralidade das ações, a partir, das necessidades dos usuários, potencializando o trabalho em equipe e as ações do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Para a inscrição na Academia Carioca da Saúde no CMSSB, é necessário preencher um ou mais destes requisitos: ter hipertensão arterial, diabetes, obesidade ou sobrepeso. Outros critérios são: ter atestado médico e estar inscrito em um programa de saúde. Para os usuários que não têm esse perfil, criaram-se outras modalidades de atividades como: grupos de caminhada, de dança de salão e encaminhamentos para outros projetos de atividade física que aconteçam no território de Senador Camará. Atualmente contamos com 160 usuários inscritos em atividades físicas três vezes por semana e contamos com a participação desses usuários nos grupos da Unidade como: caminhada da Dengue, feiras de saúde, campanhas de vacinação, atividades de prevenção em DST/AIDS, atividade de artesanato, prevenção em saúde bucal, roda de capoeira, dança de salão, grupo de alimentação saudável e horta comunitária. A produção de arranjos que potencializem a inserção de todos os ciclos de vida nas atividades físicas, através de planejamento integrado das linhas de cuidados da unidade, a partir de reuniões semanais, interlocução com as lideranças comunitárias, construção de redes locais, fortalecimento dos vínculos já existentes, construção de novas parcerias e novas estratégias de educação permanente junto aos profissionais e a comunidade, despertando um novo agir em saúde.Com a chegada do educador físico no NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) e da Academia Carioca da Saúde no território de Senador Camará, observamos uma potencialização relevante na assertividade das ações de matriciamento. Notamos um aumento do número de usuários à procura de inscrição para a prática de atividade física. Através dessa demanda foi importante a colaboração de toda a equipe da Saúde da Família do CMSSB , unindo esforços para a solução das demandas geradas pelo grande volume de usuários que passaram a dispor dos serviços da unidade. O educador físico na estratégia teve de transcender a idéia de atividade física tradicional utilizando aparelhos de ginástica. Com a vinda dos primeiros usuários fora do perfil do protocolo da Academia Carioca da Saúde, notou-se a necessidade de criar novas estratégias de atividades físicas que saíssem do modelo tradicional (atividades extra-muros), pois, com responsabilidade sanitária sobre 12.400 usuários não seria possível atender toda essa demanda na Academia e devido ao protocolo, que preferencialmente atende indivíduos com sobrepeso, obesidade, diabetes e hipertensão, não haveria espaço suficiente para prestar atendimento a todos os usuários no espaço físico da Academia. Pensando em dar resolutividade a estas questões, foram efetuadas alianças com outros grupos de atividade física do território são eles: Projeto Rio em Forma Olímpica, Saúde em foco corpo em movimento, Bairro Educador (projeto inserido nas escolas municipais do Rio de Janeiro que visa promover temas relacionados à violência e a saúde da criança e do adolescente).Afim de discutir os problemas de saúde que interferem no processo de adoecimento no território, construimos parcerias com as lideranças locais (comunitárias e religiosas) promovendo encontros quinzenais. Nestes encontros são abordados temas para discusssão como: saneamento básico,vetores,álcool e outras drogas, problemas com a energia elétrica, cuidados com o patrimônio público (depredações), relações de poder,incentivando o envolvimento destas lideranças com as Unidades de Saúde que compõem o território de Senador Camará,em busca de possíveis soluções para melhoria da qualidade de vida desta população.Estas ações intersetoriais visam promover saúde, articulando com os atores locais e possível resolutividade nas questões emergentes deste território vulnerável. Isto é fundamental na construção do processo de trabalho e ações de matriciamento na lógica da longitudinalidade do cuidado.Através da Academia Carioca da Saúde foram criados grupos de promoção .Estes grupos se originaram a partir das necessidades dos cidadãos , usuários dos serviços em aumentar sua qualidade de vida visto as vulnerabilidades sociais.Os benefícios se refletem no dia-a dia das pessoas e são inúmeros: controle do peso, glicemia capilar,pressão arterial, melhora do convívio social, do sono, da capacidade funcional , auto estima e cuidados pessoais.Os grupos são: Caminhada, Dança de Salão, Dança do Ventre, Alimentação Saudável, Horta Comunitária, Artesanato. A organização do processo de trabalho nas interfaces possíveis com o NASF –ações matriciais- contribui com as equipes na identificação das condições sociais, econômicas ,familiares, culturais e sanitária da população do território de Senador Camará,subsidiando o planejamento local, no processo de identificação de demandas e construindo respostas na lógica da integralidade do cuidado, o que se constitui um grande desafio e inúmeras possibilidades. Para tanto é necessário fortalecer as redes de apoio comunitário, apostar no empoderamento das equipes, investir no potencial dos atores envolvidos neste processo, indivíduos, família e comunidade, criando espaços de discussão coletiva que fomente a real cidadania preconizada pelo SUS, políticas públicas e pela Constituição de 1988.