Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Mecanismos para aproximação dos jovens às ações e aos serviços de saúde
Amanda Wictky Fabri, Antonio Carlos Ferrete Junior, Artur Ramos, Caio Seiti Tokashiki, Caroline Firmino Lemes da Silva

Resumo


Introdução Este trabalho é produto de uma intervenção acadêmica desenvolvida por alunos do 1° ano de medicina, durante a disciplina de Atenção Primária à Saúde. O mesmo baseou-se na necessidade de aproximar os jovens aos serviços de saúde1, pois esse público não é foco nas ações oferecidas2. O objetivo foi a criação de uma ferramenta de comunicação familiar aos adolescentes: o blog, que por ser um espaço de debate e de integração, permite e estimula participação dos jovens3. Métodos O reconhecimento das necessidades da comunidade jovem do território em questão foi possível em diálogo com a equipe de saúde da família (ESF) de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de São Paulo, participante do Projeto Região Oeste e parceira da Faculdade de Medicina que realizou o projeto. Nesta ocasião, os temas apontados foram: sexualidade, prevenção à violência e consumo de drogas. Foram realizadas também reuniões entre o grupo de alunos da medicina, a coordenação da escola municipal de ensino fundamental e representantes de seu grêmio estudantil, a fim de identificar as demandas dos professores, coordenadores e alunos. Nestes encontros, dois temas pontuados anteriormente se destacaram: sexualidade e uso de drogas. Desta maneira, a intervenção aqui apresentada organizou-se de forma a desenvolver uma estratégia de comunicação que estimulasse a participação dos adolescentes, apresentada pela escola e validada pelos alunos: o blog "Alternativa Jovem". Foram redigidas postagens apropriadas às características notadas no grupo alvo, como por exemplo, cuidados com a linguagem escrita (vocabulário) e visual (imagens)4. Além disso, foram selecionados links para páginas que reunissem a credibilidade científica à identidade jovem3. Como forma de divulgação, os acadêmicos de medicina, organizados em grupos, realizaram apresentações informais para alunos de 8° e 9° anos, numa média de 40 alunos por classe, a fim de apresentar o blog e suas temáticas, além de aproximar os alunos da ferramenta. Ao longo da fala, houve espaço para discussão de dúvidas dos alunos. Resultados e Conclusão O blog criado, agora em fase de implementação, representa um método funcional de incluir os adolescentes no Cuidado à saúde. É importante ressaltar que a intervenção é um exemplo prático da intersetorialidade promovida pela estratégia saúde da família. Por fim, o projeto teve repercussão positiva na formação de acadêmicos de medicina, por se tratar de uma oportunidade de integração com a comunidade e com a UBS. Referências [1] BRASIL, 2005. Ministério da Saúde: Saúde Integral de Adolescentes e Jovens – Orientações para a Organização de Serviços de Saúde. Brasília, DF, 2005. [2] HORTA, N. C.; SENA, R. R. Abordagem ao adolescente e ao jovem nas políticas públicas de saúde no Brasil: um estudo de revisão. Rio de Janeiro, 2010. [3] GOMES, M. J. Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. Em Actas do VII Simpósio Internacional de Informática Educativa, SIIE, pp. 305-311. [S.I.], 2005. [4] CARVALHO, A. A., MOURA, A.; PEREIRA L.; CRUZ S. Blogue: Uma ferramenta com potencialidades pedagógicas em diferentes níveis de ensino. Em Actas do VII Colóquio sobre Questões Curriculares - III Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares, Braga: CIEd; pp.635-652. [S.I.], 2006.