Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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A EXPERIÊNCIA DO AUDIOVISUAL NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS NA ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO DA FIOCRUZ.
Moyses Marcelino Gomes

Resumo


Na sociedade contemporânea, a imagem assume um papel único e essencial, fetichização do capital. E a visão, sentido responsável pela leitura dessas informações, é cada vez mais desgastado, devido à forma como a sociedade capitalista, se apropriou desse veiculo de informação. Os avanços tecnológicos, principalmente a popularização da fotografia, fez com que a produção de imagens torna-se uma ferramenta acessível a todos, e cada vez mais, os indivíduos necessitam produzir suas próprias imagens, ou reproduzir o que consomem. Nesse caso, reproduzem o que vêem, sem fazer uma crítica ao tipo de imagem que lhe é apresentado e a que tipo de idéia essas imagens representam. A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) unidade técnico-científica da FIOCRUZ tem como Projeto Político Pedagógico uma formação politécnica. A interdisciplinaridade é essencial para a educação de indivíduos críticos e participantes na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Onde o aluno possa ser capaz de desenvolver uma compreensão da importância do seu papel enquanto individuo ativo no mundo. A disciplina de audiovisual foi pensado pelo Núcleo de Tecnologias Educacionais em Saúde (NUTED) da EPSJV, com a preocupação de entender como o aluno se relaciona com essa quantidade de imagens e informações produzidas, na qual nos deparamos diariamente, na tv, cinema, internet, novos meios de comunicação e mesmo na rua. Refletir sobre a importância dessa discussão no processo educacional do aluno, de acordo com o projeto político pedagógico da escola é necessário para a compreensão de uma formação politécnica e integrada, onde o individuo não é só um observador passivo, mas sim agente critico e transformador de sua realidade. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), alunos que em sua maioria, são trabalhadores que tiveram seu processo de formação acadêmico formal interrompido, voltam cheios de experiências e conhecimentos absorvidos diante do seu cotidiano e vivências individuais e coletivas. O senso crítico desenvolvido durante a vida deste trabalhador, torna o processo educativo mais interessante e rico, não sendo uma via de mão única, mas sim uma formação mútua e coletiva. O PEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos) da EPSJV entende que o aluno não busca somente a sua formação, ele também é um trabalhador, integrante ativo dessa sociedade, intervindo no mundo ao seu redor e participando ativamente de sua própria formação através da troca de conhecimentos que esse processo de aprendizagem se constrói. A disciplina de audiovisual foi pensada, primeiramente, para os alunos de nível médio da EPSJV que optam na disciplina artística entre artes visuais, música, teatro e o adiovisual.. No entanto, devido ao grande potencial de discussão, relacionado à maturidade e experiência dos alunos, foi levado à opção do audiovisual também para o curso do EJA noturno dentro da disciplina de artes, onde já existia a opção do curso de música. Dentro desse processo de construção educacional, as disciplinas de artes tem papel fundamental em relação à formação integrada desses alunos. Através de experiências pedagógicas, exploramos a criação, reflexão, a leitura critica sobre discussões de natureza cultural, sócio-politico e tecnológicas. Estabelecendo novos conceitos de percepção do mundo, de maneira ampla, sensível e critica, na qual o indivíduo tenha consciência da forma como pode intervir nesse mundo. A disciplina de audiovisual nesse contexto, ao criticar a imagem e discutir suas formas e processos de produção, reflete sobre temas com base nesses saberes próprios, possibilitando o dialogo entre diferentes tipos de percepções e as relações que se dão entre construção, contexto histórico-social e tecnologia, indo além do momento de contemplação entre o observador passivo e o produto finalizado. O curso possui três períodos, contemplando o período de formação previsto para formação de alunos de EJA, onde cada período corresponde a um ano do ensino regular. No primeiro período a disciplina de audiovisual é dividida com a disciplina de música. Nesse período exploramos a bagagem cultural da turma, fazendo um tipo de cineclube, onde assistimos filmes, que geralmente fogem do circuito hollywoodiano dos cinemas e programações de tv, trazendo discussões mais críticas. A reação dos alunos em um primeiro momento ocorre com estranhamento em relação à linguagem e forma dos filmes, com falta de clichês e rótulos. Nas discussões são retratadas as diferentes opiniões, desde religiosas até sócio-políticas, resultados da formas de relacionar com o filme, seja na temática ou na linguagem. O que é realmente interessante, já que são diferentes pontos de vista sobre uma linguagem nova. No segundo período, os alunos fazem a opção por qual disciplina artística pretende seguir, música ou audiovisual. Nesse período, começamos a pensar na construção dos conceitos da linguagem, desenvolvemos exercícios de criação e produção, fazemos leituras mais profundas em relação ao processo artístico de construção do cinema, as formas de linguagem, os diferentes movimentos artísticos que influenciaram a sociedade atual. São apresentados além dos filmes o seu contexto permitindo ao aluno, historicizar o mundo atual que vive e sua relação com a imagem. Os estranhamentos nesse momento não é mais em relação à forma e estética dos filmes, é um estranhamento mais conceitual, já começam a perceber a realidade do filme, com uma interpretação artística do mundo real, começam a pensar no que existe além da imagem, as idéias que ali estão. No terceiro e ultimo período, depois de compreender o processo de construção de um audiovisual, eles começam a produzir seu próprio material, no coletivo, dividindo idéias e olhares diferentes para a criação de um filme, desde a idéia inicial, storyline, desenvolvimento do roteiro, produção, filmagem e finalização. O desenvolvimento desse projeto de conclusão de disciplina, é o mais importante, pois percebem como uma idéia pode ter varias leituras diferentes, dependendo das relações que se dão com cada um, de como isso se relaciona com as experiências de vida e saberes individuais, e como cada pessoa faz uma leitura própria. Esse tem sido o foco da disciplina de Audiovisual no PEJA da EPSJV. Durante dois semestres foram desenvolvidas atividades buscando sempre integrar a prática técnica com o desenvolvimento de conceitos, relacionado ambos para a construção de novas formas de perceber e interpretar a realidade, podendo assim intervir e entender sua própria realidade.