Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO ARTICULADO COM OS PRINCÍPIOS DE FLORENCE NIGHTINGALE
Suzelaine Tanji, Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro Dantas Silva, Elizete Xavier Neres

Resumo


O curso de graduação em enfermagem desde 2007 absorveu como política de ensino a desenvolver na formação dos estudantes a prática da gestão. Como quesitos a direcionou para as necessidades dos usuários dos serviços de saúde, e para efetivá-las como estratégia de ensino aprendizagem, as metodologias ativas. Aliados a estas, os princípios que norteiam a preparação profissional, como o estímulo à busca ativa e autônoma dos estudantes. Também inova neste processo, quando insere os estudantes nos cenários de prática deste o primeiro período, incentivando-lhes a criatividade, organização e planejamento das ações que executam, fortalecendo-os instintivamente na gestão durante o preparo, como futuros enfermeiros. Desta forma o objeto do estudo está relacionado à formação profissional do enfermeiro. Objetivo: Identificar os aspectos da gestão inovadora voltada para transformações da realidade, que são trabalhados no processo de formação profissional do enfermeiro. Metodologia: A metodologia utilizada foi pesquisa qualitativa exploratória. O cenário de estudo, um Centro Universitário do Estado do Rio de Janeiro. Os sujeitos foram os 26 estudantes da graduação em Enfermagem do último período. A coleta de dados foi realizada em abril de 2011. A salientar que esta pesquisa cumpriu com os preceitos éticos, assegurando os direitos dos sujeitos e aprovação do Comitê de Ética da Pesquisa (CEP) com o memorando de número 571-11. Os dados foram analisados até a sua saturação, organizados e descritos em categorias temáticas. Resultados: Da análise do material coletado emergiram três categorias temáticas, que serão expostas em ordem decrescente da maior para a menor representatividade. A primeira categoria temática, a autonomia para formação da gestão inovadora. É importante destacar que, na área da administração em saúde, Florence Nightingale, foi considerada como pioneira na introdução da gestão no ambiente hospitalar, consolidando precocemente o princípio da divisão do trabalho na enfermagem. Esta autonomia de pensamento não apenas contribui para a carreira profissional do indivíduo, mas também, para a formação do indivíduo como um ser social e político, sujeito de seu próprio meio. O homem em evolução sempre procura o conhecimento como um meio necessário à sua existência. Como ser racional ele deixa de seguir a instintos promovidos pelo ambiente onde vive para, com o uso da razão, desenvolver a sua melhor forma de viver. Qualquer caminho rumo à sabedoria começa com o auto-conhecimento. Uma vez que o conhecimento é fruto da evolução individual de cada pessoa. Assim, ele é gerado de acordo, com que cada um, deseja no momento. Na metodologia ativa o conhecimento que é construído passo a passo, vai garantindo a coerência com o que já se sabe, organizando os conceitos apreendidos, relacionando-os com fatos e situações reais. Este processo de construção é que leva a propor uma abordagem Construtivista para a nova formação do Enfermeiro. A segunda categoria temática, a formação do enfermeiro Crítico – reflexivo para gestão inovadora. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Graduação em Enfermagem, no que tange a estrutura do curso, mencionam que deverá assegurar a articulação entre o ensino, pesquisa e extensão/assistência, garantindo um ensino crítico, reflexivo e criativo. Ainda salientam que leve à construção do perfil almejado, estimulando a realização de experimentos e/ou de projetos de pesquisa; socializando o conhecimento produzido, considerando a evolução epistemológica dos modelos explicativos do processo saúde/doença. O pensamento crítico e reflexivo é oportunizado a partir da metodologia espiral construtivista, pois a aquisição de conhecimentos e competências, tanto na formação do aluno como na do professor se baseia na construção operada durante um processo de ensino-aprendizagem. Este enfatiza a motivação, sobretudo, deslocando o paradigma do ensino tradicional para o da aprendizagem reflexiva e critica em que o estudante é inserido como centro do seu processo de formação. Nesta perspectiva pretende-se estimular um ensino inovador, afim de que ele se torne critico, reflexivo, colaborativo e motivador da socialização no seu trabalho. No Projeto Pedagógico do Curso também são destacadas como diretrizes para o processo de formação profissional crítico e reflexivo que não se utiliza apenas do conhecimento e da técnica, mas suscite a recriação atualizando novas formas de domínio, apropriação e aplicação do saber científico, para o bem comum da sociedade. Florence Nightingale, sempre demonstrou sua personalidade crítica e reflexiva desde muito jovem, quando em sua história de vida abdicou de uma vida confortável de muita luxúria, para dedicar-se ao cuidado dos menos favorecidos financeiramente. Assim Florence Nightingale ganhou o mundo, se destacando na participação de vários projetos, sempre voltados para transformação da realidade. Possuidora de uma personalidade crítica e reflexiva não recepcionava atitudes passivas, mas sim, aquelas de impacto na qualidade do cuidado prestado. A terceira categoria temática, a inserção no cenário de prática possibilita a formação de gestão inovadora. Reveste de grande importância a inserção dos estudantes no primeiro período no campo da prática, pois o ensino permite a consciencialização gradual dos diferentes papéis que o enfermeiro, é convocado a desenvolver e das competências requeridas para o seu desempenho profissional. Com esta inserção, estabelecem relações mais equitativas e próximas entre os enfermeiros do exercício, aprendendo com eles a “enfermagem prática” facilitando a inserção futura no mundo do trabalho, através das regras de funcionamento de uma “organização”. A proposta no Projeto Pedagógico do Curso indica a necessidade de atender o eixo estruturante da Política e Gestão em Saúde. Há que se dizer ainda que no contexto da dimensão de socialização outras competências adquiridas existem em contexto de trabalho: o trabalho em equipe, a organização individual do trabalho, as relações interpessoais, a partilha de responsabilidades, aprender com as novas situações, a comunicação e a decisão individual ou em grupo perante situações novas. Só com plena interação entre o indivíduo, a formação e o contexto de trabalho os processos formativos desenvolvem capacidades de resolução de problemas e de pensamento criativo e autônomo no campo de estagio. Os estagiários neste campo desenvolvem a identidade profissional, apreendem o seu próprio modo de aprendizagem ao lançarem mãos às bases necessárias à construção dos seus conhecimentos profissionais. Conclusão: Esse processo de formação profissional está em consonância com as bases do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Enfermagem, com as Diretrizes Curriculares para o Curso de Graduação em Enfermagem e articulados com os princípios estruturantes de Florence Nightingale.