Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Rede social como espaço de aprendizagem organizacional na ANS
Antonio Cordeiro, Marcelo Massao, Renato Cerceau

Resumo


CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMARedes sociais podem ser utilizadas internamente nas instituições públicas para promover a aprendizagem organizacional. Diferentemente das intranets convencionais, a comunicação multidirecional na rede possibilita construir conhecimento de forma colaborativa e inovar nos processos de trabalho.DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIADurante os meses de Abril e Junho de 2011 realizamos uma pesquisa junto aos funcionários da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) por intermédio de um questionário estruturado. Os dados demonstraram que os funcionários utilizam muito pouco a intranet. A plataforma tem servido apenas para leitura rápida de comunicados e consulta a informações disponíveis nos sistemas da instituição.EFEITOS ALCANÇADOSComeçamos a intervir nessa realidade reestruturando a intranet para possibilitar novas práticas comunicativas em rede, numa organização cujo principal objetivo é lidar com a informação. A aposta em uma arquitetura com ferramentas interativas está relacionada às pesquisas que apontam o potencial das opções tecnológicas em promover redes sociais na área da saúde, além de mostrar-se uma possibilidade viável de integração de sistemas.A implementação já ocorre em parceria com a Gerência de Segurança e Tecnologia da Informação, conforme plano de ação proposto em cinco etapas: na primeira e segunda fases foram analisadas as métricas, inventariado o conteúdo e validadas prioridades e relevância, pelo método conhecido como matriz GUT, que considera a gravidade, a urgência e a tendência de cada problema; a terceira fase está desenvolvendo o conceito e o protótipo; a quarta fase vai validar esses protótipos; e a quinta fase será o desenvolvimento, a homologação e a entrada em produção do ambiente.RECOMENDAÇÕESPercebemos nossa proposta com potencial de induzir mudanças na cultura organizacional de uma instituição jovem na área da saúde, com um corpo funcional mais disponível ao uso das tecnologias interativas. Temos a consciência de que o maior ganho na implementação de uma rede social interna será nas práticas de gestão da Agência, integrando processos de trabalho permeados por uma comunicação multidirecional, multipolar, minimizando as relações desiguais de poder (Araújo, I. 2008). Esse cenário também será propício para uma pesquisa-ação validar não só a aderência das tecnologias interativas no cotidiano dos usuários, como também verificar se a rede social contribuiu na aprendizagem informal e na gestão do conhecimento.