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“Eu vou à luta com essa juventude” – Relato de experiência do VER-SUS em uma área programática da cidade do Rio de Janeiro
Resumo
Caracterização do problema: A dificuldade de alicerçar teoria e prática de modo integrado e coeso na formação de um profissional de saúde tem sido um grande desafio. A esse respeito, autores citam que situações de ensino-aprendizagem que facilitem a apreensão, por parte dos alunos, nas condições reais de trabalho, são situações concretas onde a teoria pode ser vivificada e o processo de aprendizado é mais significativo. Além disso, há poucos projetos que se propõem a inserir e apresentar ao estudante a realidade dos serviços de saúde. Assim, o VER-SUS surge como estratégia capaz de promover essa imersão. Descrição da experiência: A experiência do VER-SUS aqui descrita ocorreu nos dias 29/01 a 07/02 de 2012 em uma área programática (A.P) da cidade do Rio de Janeiro contando com 7 graduandos (serviço social (1), saúde coletiva (3), psicologia (1), medicina (1) e enfermagem (1)). Nesse período, eles vivenciaram a dinâmica de funcionamento dos serviços de saúde desta A.P., passando pelos principais pontos de saúde da rede (saúde mental, maternidade, emergência hospitalar, ESF e reuniões populares de saúde). Na parte da noite, após a imersão diária, discutiam entre si o que foi vivenciado, realizando a análise crítica do processo. Efeitos alcançados: Essa experiência proporcionou maior integração e diálogo entre os alunos dos diferentes cursos, mostrando que o trabalho e discussão multiprofissional e interdisciplinar são possíveis. Propiciou maior conhecimento da realidade da saúde, principalmente no referente à: gestão em saúde; participação popular; educação permanente; atenção básica e rede de urgência/emergência. Outros efeitos referem-se à constituição do VER-SUS enquanto um movimento que extrapola os 10 dias de estágio, que está em constante construção, fortalecendo a articulação estudantil no debate com outras entidades/parceiros e na organização de debates sobre a vivência com a participação de profissionais do serviço. Recomendações: A inserção precoce dos alunos nos campos de prática é um incentivo à construção de uma ampla visão humanista do processo saúde-doença onde o estudante está em constante reflexão sobre tal processo. Essa dinâmica apresenta-se como resposta inovadora frente aos atuais desafios na formação de profissionais da saúde, inclusive em relação à perspectiva de construção da interdisciplinaridade. Recomenda-se a intensificação e melhoria do VER-SUS enquanto um projeto construído entre a academia, o serviço e o movimento estudantil.