Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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“Eu vou à luta com essa juventude” – Relato de experiência do VER-SUS em uma área programática da cidade do Rio de Janeiro
Bianca Borges da Silva Leandro, Renan Duarte dos Santos, Jéssica Ramos Rosendo da Silva, Marcelo Ataide de Azevedo, Norberto dos Santos Junior, Paula Bedim Pessanha, Patricia Machado da Silva

Resumo


Caracterização do problema: A dificuldade de alicerçar teoria e prática de modo integrado e coeso na formação de um profissional de saúde tem sido um grande desafio. A esse respeito, autores citam que situações de ensino-aprendizagem que facilitem a apreensão, por parte dos alunos, nas condições reais de trabalho, são situações concretas onde a teoria pode ser vivificada e o processo de aprendizado é mais significativo. Além disso, há poucos projetos que se propõem a inserir e apresentar ao estudante a realidade dos serviços de saúde. Assim, o VER-SUS surge como estratégia capaz de promover essa imersão. Descrição da experiência: A experiência do VER-SUS aqui descrita ocorreu nos dias 29/01 a 07/02 de 2012 em uma área programática (A.P) da cidade do Rio de Janeiro contando com 7 graduandos (serviço social (1), saúde coletiva (3), psicologia (1), medicina (1) e enfermagem (1)). Nesse período, eles vivenciaram a dinâmica de funcionamento dos serviços de saúde desta A.P., passando pelos principais pontos de saúde da rede (saúde mental, maternidade, emergência hospitalar, ESF e reuniões populares de saúde). Na parte da noite, após a imersão diária, discutiam entre si o que foi vivenciado, realizando a análise crítica do processo. Efeitos alcançados: Essa experiência proporcionou maior integração e diálogo entre os alunos dos diferentes cursos, mostrando que o trabalho e discussão multiprofissional e interdisciplinar são possíveis. Propiciou maior conhecimento da realidade da saúde, principalmente no referente à: gestão em saúde; participação popular; educação permanente; atenção básica e rede de urgência/emergência. Outros efeitos referem-se à constituição do VER-SUS enquanto um movimento que extrapola os 10 dias de estágio, que está em constante construção, fortalecendo a articulação estudantil no debate com outras entidades/parceiros e na organização de debates sobre a vivência com a participação de profissionais do serviço. Recomendações: A inserção precoce dos alunos nos campos de prática é um incentivo à construção de uma ampla visão humanista do processo saúde-doença onde o estudante está em constante reflexão sobre tal processo. Essa dinâmica apresenta-se como resposta inovadora frente aos atuais desafios na formação de profissionais da saúde, inclusive em relação à perspectiva de construção da interdisciplinaridade. Recomenda-se a intensificação e melhoria do VER-SUS enquanto um projeto construído entre a academia, o serviço e o movimento estudantil.