Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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“FALA-SUS”: Problematizando e Socializando Cenários de Saúde
Carla Oliveira de Souza, Caroline Wüppel Wüppel, Vilma Fioravante dos Santos, Priscila da Silva Soares, Maurício Alves Altê

Resumo


CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA: Este relato tem a intenção de compartilhar um método de análise e de (re)construção de significações sobre o Sistema Único de Saúde a partir de falas de diferentes atores – usuários, profissionais de saúde e gestores –, criado e utilizado, sob a alcunha de “FALA-SUS”, por um grupo de estudantes da área da saúde que participou do VER-SUS Região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: No decorrer do período de 06 a 15 de fevereiro de 2012, o grupo composto por oito estudantes de diferentes universidades e cursos da área da saúde (Biomedicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Psicologia e Saúde Coletiva), destinados a realizar suas vivências no Distrito Sanitário Centro/POA, estabeleceram um método de registro de suas experiências diárias para posterior análise e discussão em grupo. Em visita a serviços de saúde e equipamentos sociais, os estudantes anotavam falas que lhes marcavam de forma positiva ou negativa. A partir delas foram geradas análises individuais e discussões em grupo. Algumas falas foram utilizadas em um momento denominado “Síntese Criativa”, forma de apresentação, proposta pela comissão organizadora, das vivências dos grupos de Porto Alegre e da região metropolitana. As falas foram lidas e contextualizadas, sem identificação dos autores. Os viventes eram instigados a pensar a qual ator poderia pertencer cada fala. De forma natural, começaram a dividir conhecimentos específicos e a buscar nas próprias experiências situações para compartilhar. EFEITOS ALCANÇADOS: O “FALA-SUS” foi um exercício que possibilitou aos estudantes que vivenciaram a realidade do Distrito Sanitário Centro/POA, reconhecerem fragilidades e potencialidades nas práticas de diferentes atores, desenvolverem um senso crítico em relação aos processos de trabalho, (re)construírem percepções em relação à própria atuação como trabalhadores do SUS. Além disso, possibilitou um momento de integração e de troca entre os demais estudantes do VER-SUS Região Metropolitana de Porto Alegre por meio do compartilhamento de experiências que foram vivenciadas em territórios e realidades diferentes. RECOMENDAÇÕES: Considerando o crescimento acadêmico/profissional e a troca de experiências entre os estudantes a partir da análise de falas registradas durante a vivência, visualiza-se neste método um potencial para a problematização e a socialização de diversos cenários, seja em outros VER-SUS, nos sérvios de saúde e na universidade.