Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A IMERSÃO NO MOVIMENTO ESTUDANTIL VIA VER-SUS/BRASIL NA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO ACADÊMICA
Gisáh Michels Chein, Gabriela Andreatta Roessler, Zaira Letícia Tisott, Liamara Denise Ubessi

Resumo


Introdução: O movimento estudantil (ME) nasce em meados da década de 60 Durante a Ditadura Militar, estudantes lutaram na linha de frente no combate a este regime, assim como, andaram de “cara pintada” pelas ruas pela redemocratização no País. O movimento foi adquirindo espaço e resistência. Torna-se um dos movimentos mais organizados, modelo de força política, e incentivador de outros grupos sociais. Hoje, o ME tem renovado suas práticas e formas de organização, através de grupos que formam rodas de conversa em torno de temas diversos, como o projeto Vivências e Estágios na Realidade do SUS - VER-SUS. Construído por estudantes para estudantes, visa promover a reflexão destes sobre situações e temas imbricados à sua formação profissional e seu papel como cidadãos. Objetivo: Discutir a imersão no movimento estudantil (ME) via VER_SUS/Brasil relacionado à formação acadêmica. Metodologia: O presente trabalho aborda o ME o VER-SUS e o impacto de ambos, a partir de relatos de experiência. Resultados: As Vivências possibilitaram a inserção dos estudantes na realidade local, que assim, compreenderam as contradições e a complexidade das relações sociais, promovendo maior entendimento como alunos, futuros profissionais e como usuários do sistema. Perceberam que podem participar de reuniões de Conselhos de Saúde, Conferências e Colegiados na Universidade, sendo que através disso têm voz, passando a viver de forma reflexiva a construção do SUS. Também no VER_SUS e ME, se experimentou o campo da grupalidade, o fazer diferente e as relações com outros movimentos sociais, com objetivos comuns às lutas estudantis. Anteriormente, da participação nas vivências proporcionadas pelo VER-SUS, muitos estudantes consideravam-se “reclusos” pela forma restrita de pensamento imposto nas instituições formadoras, o que lhes conferia desconhecimento de oportunidades existentes quando passam a participar de uma forma mais coletiva. Considerações finais: O VER-SUS, advém de uma necessidade da formação em saúde voltada para o SUS e todas as questões sociais nela incrustadas. A imersão no movimento estudantil tende a interferir na formação em saúde, pois é inegável o fato de que a luta por um diferencial neste aspecto, geralmente, provém de estudantes que integram o ME. O estudante passa a “ser sendo” diferente. O VER-SUS, representa uma das materializações das lutas do movimento. É a vivência deste na sua melhor forma, empoderadora.