Tamanho da fonte:
A importância de vivenciar o trabalho multiprofissional
Resumo
Caracterização do problema: O projeto Ver-Sus/Brasil (Vivência e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde) foi criado com o intuito de estimular a formação de trabalhadores para o Sus, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do Sus e que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações ¹. Apesar de o projeto não se destinar exclusivamente a estudantes da área de saúde, foi criada uma equipe de saúde, de diferentes conhecimentos a respeito do Sus. O trabalho em equipe tem sido utilizado como estratégia para enfrentar os problemas da área da saúde ². Descrição da experiência: A experiência aconteceu no município de Rio Bonito, sendo a equipe composta de acadêmicos dos cursos de enfermagem, nutrição, psicologia, odontologia, farmácia e tecnologia em radiologia. O Ver-Sus tem por objetivo propiciar aos estudantes a experimentação de um novo espaço de aprendizagem, através de visitas a instituições de saúde para conhecer o funcionamento das redes e sistemas do Sus ¹. Mas a vivência foi muito além de seus objetivos, pois também, proporcionou aos participantes vivenciar de fato uma equipe profissional, dentro e fora do programa, a multiplicidade de visões a respeito do mesmo tema foi enriquecedora e inovadora. Efeitos alcançados: O projeto Ver-Sus alcançou seu objetivo de enriquecer e qualificar nossa formação, nos possibilitando transformar o cenário do Sistema Único de Saúde, em espaço de formação e trabalho. Além disso, aprendemos o respeito mútuo e a tolerância, pois apesar de trabalharmos para um fim em comum, tivemos uma compreensão diferente de cada temática, pois estávamos direcionados de acordo com nossas futuras formações. Recomendações: O projeto do qual participamos foi uma experiência da qual não tínhamos nenhum conhecimento a respeito, deixando a desejar no começo, pelo fato de não ter ocorrido nenhum curso preliminar, ou mesmo um encontro para entendermos o que era o Ver-Sus, entretanto o projeto foi grandiosamente enriquecedor para nossa formação, pois além do funcionamento da redes, também aprendemos a trabalhar em equipe. 1. Brasil. Ver-Sus Brasil. [online] Disponível em: < http: //www.otics.org/otics/estacoes-de-observacao/versus >. Acesso em 27 fev 2012. 2. Peduzzi, M. Equipe multiprofissional de saúde: conceito e tipologia. Rev. Saúde Pública. 2001; 35 (1): 103-9. Disponível em: < http: //www.scielosp.org/pdf/rsp/v35n1/4144.pdf >. Acesso em: 29 fev 2012.