Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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A VIVÊNCIA NO PROJETO VERSUS: PANORAMA DA SAÚDE NO MUNICIPIO DE SAPUCAIA DO SUL SOB O OLHAR DOS ESTUDANTES
Acza da Silva, Rafael Dall'Alba, Barbara Andres, Barbara da Silva, Cândice Bolzan, Estela Junges, Leonardo Rodrigues Piovesan, Maribel Renata Fachinetto, Paula Debus, Priscila Silva, Talita Donatti

Resumo


Caracterização: Conforme descrito no artigo 196 da Constituição Federal de 1988, a saúde constitui-se um direito universal. Para tanto, o trabalho que busca garantir esse direito requer uma ação multiprofissional, interdisciplinar e intersetorial. Sendo assim, cabe aos trabalhadores da área da saúde ampliar a visão acerca do sujeito, possibilitando, assim, simultaneamente, uma visão que agregue sua individualidade e integralidade. Desse modo, o presente trabalho tem o objetivo traçar um panorama da saúde no município de Sapucaia do sul sob a ótica discente dos envolvidos no projeto VER-SUS. Descrição da experiência: A experiência partiu do olhar de um grupo inserido no projeto VER-SUS, no município de Sapucaia do Sul, região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no período de 06 a 15 de fevereiro de 2012. O município nos apresentou os serviços de UBS, Atenção Domiciliar, ESF, NASF, Centro de Saúde Mental, CAPS AD, Vigilância em Saúde, Pronto Atendimento, Urgência e Emergência, Hospital e Conselhos de Saúde. Assim, composto por 11 estudantes da graduação e pós-graduação dos cursos de Saúde Coletiva, Enfermagem, Educação Física, Fonoaudiologia, Medicina e Nutrição, de diferentes universidades, o grupo se beneficiou com as vivências e estágios constituídos por atividades teórico-práticas conjuntamente com a gestão em saúde do município, bem como com atividades práticas de caráter observatório nas diversas áreas de atuação do Sistema Único de Saúde. Resultados Alcançados: A rede de saúde em Sapucaia do Sul apresentou-se organizada e os profissionais de saúde preocupados em oferecer aos seus usuários um serviço de qualidade, buscando sempre ter um olhar integral para cada um dos seus. Estas vivências com diferentes atividades realizadas possibilitaram a transposição do conhecimento dos alunos para além da teoria estanque das salas de aula e dos livros. Assim, tornou-se possível a ampliação e consolidação de saberes, bem como a dissolução de antigos paradigmas. Recomendações: Estender a participação em projetos como esse a outros níveis de educação - como o ensino fundamental e médio- assim como à população em geral, uma vez que os inseridos no processo sensibilizam-se dos problemas, bem como das soluções, possibilitando agregar ideias para melhor construção da saúde, na busca pela concretização desse direito.