Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Ampliando um olhar sobre a saúde publica: a experiência do VER SUS Alagoas.
Maria Edna da Silva, Suely Nascimento Silva, Quitéria Torres Nascimento, Tereza Angélica Assis, Shyrlley Nayara Sapucaia

Resumo


INTRODUÇÃO: Acerca de 8 anos o Núcleo de Saúde Pública(NUSP), órgão de apoio acadêmico da FAMED/UFAL, vem dando continuidade ao projeto de extensão titulado Vivência no SUS de Alagoas. O Projeto faz parte de um programa de inserção de alunos da Graduação no Sistema de Saúde desenvolvido em parceria com algumas secretarias municipais de saúde. OBJETIVOS: Contribuir para a formação de profissionais de saúde, numa perspectiva interdisciplinar, com conhecimento generalista, críticos e reflexivos e integrados às condições de vida da população; comparar a percepção dos alunos sobre o SUS levantado na primeira oficina preparatória e após período de vivência e aprofundar conhecimentos sobre o SUS, seus princípios e diretrizes, com ênfase na integralidade da atenção e controle social. METODOLODIA: Para a realização da vivencia, o primeiro passo consistiu de visitas aos 8 municípios e reuniões com secretários de saúde e equipe de preceptores a fim de sensibilizá-los na recepção dos alunos e fecharmos o compromisso das secretarias para alojar e fornecer a alimentação dos mesmos. Foram selecionados 33 alunos de diversos cursos (Medicina, Serviço Social, Farmácia, Educação Física, Nutrição, Odontologia e Ciências Sociais). As atividades tiveram inicio com as oficinas preparatórias, realizadas duas semanas anteriores a vivencia nos municípios parceiros, os quais se comprometeram a receber os estudantes. Estas oficinas tiveram como propósito aproximar os estudantes dos referenciais teóricos da saúde publica integrar o grupo e levantar a percepção dos alunos sobre o Sistema Único de Saúde, pois eles ainda estão adquirindo conhecimentos sobre o SUS, e reavaliar o que muda no final da vivencia nos municípios. RESULTADOS: As oficinas preparatórias num primeiro momento foi iniciada com o levantamento de como os alunos enxergavam o SUS para poder fazer uma comparação depois da vivência. Também foi discutido Processo Saúde-Doença; Política de Saúde Pública; Controle Social; Atenção básica, de Média e Alta Complexidade e Epidemiologia nos Serviços de Saúde. Além disso, nesse momento, os alunos produziram materiais para que se pudesse ser percebido a sua representação a cerca da realidade do SUS. A Vivência foi realizado no período de 18 a 29 de julho de 2011, nos Município de Arapiraca, Dois Riachos, Flexeiras, Igreja Nova, Penedo, Viçosa, Atalaia e Marechal Deodoro. Os alunos desenvolveram atividades no âmbito municipal desde os níveis centrais da secretaria Municipal de Saúde - conhecendo a estrutura física, o funcionamento, Lei Orgânica, Plano Municipal de Saúde, coordenações de Atenção Básica, Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Setores de Administração e Controle e Avaliação e os programas inter-setoriais (Educação, Meio Ambiente e outros) - até as Unidades Básicas de Saúde das áreas urbanas e rural, produzindo diários de campos dessas atividades, uma auto-avaliação e um relatório de grupo após a vivência. CONCLUSÕES: Foi proporcionado aos alunos participantes a oportunidade de vivenciar na prática a realidade que o SUS se efetiva, antes mesmo que chegue nessa área de trabalho como profissionais. É observado que os estudantes vêm da vivência com novos olhares e concepção quanto à realidade do SUS, assim pudemos constatar nas oficinas preparatórias e de avaliação, comparadas no início e término da vivência.