Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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ANÁLISE DO PERFIL DOS TRABALHOS APRESENTADOS NAS JORNADAS CIENTÍFICAS DOS ACADÊMICOS BOLSISTAS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E DEFESA CIVIL DO RIO DE JANEIRO.
Vania Lucia Monteiro de Carvalho, Carla Moura Cazelli, Rosélia Sol Correa de Moura Estevão, Sandra Solange de Moraes Alves, Lilian Vitória Gama, Sandra Regina de Oliveira

Resumo


Introdução: Os serviços de saúde representam um lócus de estágio das práticas necessárias a formação dos profissionais de saúde. O acadêmico bolsista é um graduando da área da saúde que, após seleção, é lotado em Unidades da SMSDC/RJ, onde haja profissional para ser supervisor,distribuídos em modalidades (Saúde Coletiva, Saúde Mental, Dentescola, e Demais estágios). Buscando incentivar e dar visibilidade à produção científica foi criado na Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC/RJ), a partir de 2007, as Jornadas Científicas dos Acadêmicos Bolsistas (JCAB). A Gerência de Desenvolvimento Técnico Acadêmico, da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas, da Coordenadoria de Pessoas em conjunto com o Grupo de Trabalho da Área de Estágio, realizaram, até o momento, 4 JCAB. Objetivo: Descrever o perfil dos trabalhos acadêmicos apresentados nas 4 JCAB da SMSDC/RJ, de 2007, 2008, 2010 e 2011. Metodologia: É um relato de experiência onde serão usados os documentos internos das JCAB e os cadernos de resumos dos trabalhos apresentados. As variáveis quanto ao perfil dos trabalhos apresentados sob forma de frequência simples serão: tipos (oral ou pôster), Modalidades (S. Coletiva, S. Mental, Dentescola, e Demais estágios) e graduações (Enfermagem, Farmácia, Fonoaudióloga, Fisioterapia, Nutrição, Medicina, Odontologia, Serviço Social, Psicologia, Medicina Veterinária, etc.), instituições de ensino publica/privada e os eixos temáticos: gestão, assistência, educação e participação social. Resultados e comentários: Nas JCAB de 2007 e 2008 apenas 14,4% e 13,3% respectivamente, dos estagiários apresentaram seus trabalhos, sendo em forma de pôster 50(2007) e 45(2008), e na forma oral 72(2007) e 81(2008). Alguns trabalhos foram elaborados em dupla ou trio, amparados na construção do trabalho multidisciplinar característico de determinadas modalidades/ serviços, principalmente da Saúde Coletiva, Dentescola e Int. Saúde Mental. Os profissionais de saúde que atuaram como supervisores/orientadores dos trabalhos de conclusão de estágio tiveram participação decisiva nesta possibilidade de construção coletiva. O estágio, assim, contribui para a qualificação do serviço, e é um terreno fértil para a produção científica na produção do cuidado necessário à população. Na distribuição por modalidade, dos 432 trabalhos apresentados ao longo das 4 JCAB da SMSDC, 266 foram no formato oral (61.57%), sendo 135 ((50,75%) Demais Estagio; 66(24.81%) Saúde Mental, que já tinha uma estória de construção de trabalho de conclusão de estágio, 33 (12.40%)Saúde Coletiva e 32 (12.03%) Dentescola, enquanto que dos 166 (38.42%)pôsteres, 110 (66.26%) eram Demais Estágios, 22 ( 13.25%) Saúde Mental, e empatados com 17 (10.24%)trabalhos Dentescola e Saúde Coletiva. O menor número de trabalhos na modalidade pôster denota Certamente, o custo para a confecção dos pôsteres impactou no número reduzidos destes trabalhos em relação ao formato oral. Em relação às Instituições de Ensino (Públicas e Privadas) os dados mostram que a participação das Instituições Públicas 282 (61.17%) foi mais expressiva em relação às Instituições Privadas 179 (38.82%). Por serem em maior número, os alunos das Instituições Públicas aparecem de forma equilibrada nas 4 modalidades de acadêmicos(Saúde Coletiva, Demais Estágios, Dentescola e Saúde Mental)enquanto é notável um percentual maior dos alunos de Instituição Privada na modalidade Demais Estágios. Podemos supor que o interesse e a facilidade de integração com o serviço público já esteja inserido no acadêmico que buscou uma entidade pública para sua formação. A participação das Instituições de Ensino também é notada na composição das bancas que fazem as avaliações dos trabalhos inscritos. Quanto aos eixos temáticos tivemos a presença marcante de trabalhos,tanto oral quanto pôster, no Eixo Assistência 193(44.68%) seguido da Gestão 106 (24.53%), Educação 59 (13.65%)e da Participação Social com 42 ((9.72%). O Eixo Participação Social aparece com relativa expressividade nos trabalhos de apresentação de Pôster. Os estagiários ainda não comparecem significativamente a JCAB, no entanto quando o fazem apresentam trabalhos qualificados, predominando as apresentações orais. A modalidade de demais estágios ainda predomina nas apresentações, pois são as maiorias das lotações. E a forma de apresentação oral é a que predomina. Este fato levou a equipe organizadora do evento a instituir o pôster eletrônico nas próximas Jornadas. Outro desdobramento da análise feita nos últimos anos é a necessidade de inclusão outros trabalhos das Residências, dos Estágios Obrigatórios e dos profissionais de saúde neste espaço de divulgação, valorização e incentivo à produção acadêmico-científica, pois é fato que a contribuição por menor que seja de cada trabalho é de valor inestimável para a formação e qualificação dos profissionais que atendem a população.