Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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CAMPO DE INTER-RELAÇÕES MULTIDISCIPLINARES E AUTO-REFLEXÃO NO ESTÁGIO VER – SUS
Débora Regina Marques Barbosa, Manoel Guedes de Almeida, Lidiane Martins Mota, Matildes Marques Barbosa

Resumo


INTRODUÇÃO O VER-SUS amplia a visão hospitalocêntrica da saúde e propicia a criação de vínculo, conhecimento da prática e organização das redes e sistemas de saúde. O estágio constitui substrato à construção de um profissional conhecedor da construção e efetivação do SUS e políticas públicas de saúde, por meio de reflexões a cerca realidade e agente modulador da sociedade em seu entorno. Visa interagir, pois, os estudantes da saúde entre si, entre gestores, trabalhadores saúde e usuários da rede, além de instituições de ensino na discussão de temas referentes à saúde em seu conceito amplo direcionado ao conhecimento do SUS e dos determinantes sócio-culturais da saúde, oferecendo-lhes a oportunidade de vivenciar os desafios, dificuldades e perspectivas do Sistema Único de Saúde e propor soluções. OBJETIVO Abordar a construção de vínculo entre estudantes, profissionais, gestores e comunidade durante o estágio VER-SUS e de pensamento crítico e auto-reflexivo nos grupos envolvidos. METODOLOGIA Pesquisa etnográfica qualitativa realizada durante o estágio de vivência Ver - SUS na cidade de Luiz Correia – PI, entre os dias 23 e 27 de fevereiro de 2012 na UBS Pedra do Sal, por meio de rodas de conversas, grupo de discussão e visitas domiciliares. RESULTADOS Houve considerável vínculo entre estudantes, comunidade e profissionais da UBS. Além disso, construiu-se conhecimento crítico e simbólico dos envolvidos a cerca dos serviços ofertados e da malha gestora da ESF. As discussões, além de críticas, foram reformuladoras, espaço de propostas e estratégias de mudanças por considerar reformas estruturantes no sistema de saúde, postas à Gestão, tomando como ponto de partida (ou chegada) a promoção da saúde e seus determinantes sócio-culturais como laço comum. Percebeu-se toda a problemática SUS, formando entre os estudantes uma linha de pensamento crítico e reflexivo, capaz de repensar e reconstruir sua realidade CONCLUSÃO O projeto VER-SUS ampliou a visão dos estudantes sobre o SUS e a saúde, elevando a racionalidade cientifica para além da academia e do paradigma médico –assistencialista, rumo a uma visão preventivista e de promoção da saúde. Dessa forma , pôde-se construir um individuo comprometido ética e politicamente com a realidade e saúde locas no processo de implementação do sistema único de saúde, percebendo-se modificador de sua realidade em trabalho multidisciplinar ante os desafios, objetivos e perspectivas das políticas publicas do SUS.