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CIRANDAS DA VIDA E O PROJETO VERSUS CEARÁ: CONSTRUINDO PARCERIAS NECESSÁRIAS
Resumo
A educação permanente considera os conceitos pedagógicos, no setor da saúde, para efetuar relações orgânicas entre ensino e as ações e serviços, entre docência e atenção à saúde e para as relações entre formação e gestão setorial, desenvolvimento institucional e controle social em saúde. Desde 2005, o Sistema Municipal Saúde Escola de Fortaleza adotou como ação estratégica as Cirandas da Vida. Que surgiu das necessidades dos movimentos populares sendo centrado nos princípios e práticas da educação popular na luta pelo direito à saúde e de qualidade para todos. As Cirandas da Vida propõem que o poder analítico dos grupos e movimentos populares possam dialogar sobre ações compartilhadas, onde o princípio de comunidade intervém junto às esferas institucionais em um processo que inclui discussão, reflexão critica e possibilidade de diálogo efetivo. Os participantes são chamados de cirandeiros e possuem habilidades especiais como musicais ou confecção de cenopoesia, poemas, cordéis e cartilhas informativas. O projeto VER-SUS são Estágios e Vivências no Sistema Único de Saúde e surgiu da necessidade de estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais e agentes políticos capazes de promover transformações. Para a realização do VER-SUS/Ceará foram selecionados 30 estudantes de 12 cursos de graduação. Estes permaneceram em imersão total, durante 15 dias e foram divididos em equipes nas 06 Secretarias Executivas Regionais (SER). Cada grupo das SER foi acompanhado por um cirandeiro. Além de nos mostrar a proposta das Cirandas da Vida, estes auxiliaram na inserção de diferentes espaços, facilitaram a inclusão junto à comunidade, tal como a discussão e reflexão de temas de interesse local. Através dessa vivência foi possível conhecer as Cirandas da Vida e perceber de que modo profundas questões de saúde pública podem ser debatidas com simplicidade, compartilhando a informação de um modo acessível aos cidadãos e trocando saberes quanto às práticas do cuidado. Foi realçada a questão do uso da arte e da valorização dos conhecimentos de cada um para construção de um pensamento coletivo e através disto propor mudanças. Ressalta-se a necessidade de efetivação dessa ação como prática permanente de educação em saúde pela Prefeitura Municipal de Fortaleza e ampliação dessa proposta para os demais municípios do estado.