Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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CIRANDAS DA VIDA E O PROJETO VERSUS CEARÁ: CONSTRUINDO PARCERIAS NECESSÁRIAS
Manuelle Maria Marques Matias, Francisca Jessika Nunes de Moura, Dirce Helena dos Santos Sequeira, Roniele Rodrigues de Souza, Antônio Uelton de Araújo da Silva, Edilson da Silva Oliveira, Yárita Crys Alexandre Hissa Medeiros

Resumo


A educação permanente considera os conceitos pedagógicos, no setor da saúde, para efetuar relações orgânicas entre ensino e as ações e serviços, entre docência e atenção à saúde e para as relações entre formação e gestão setorial, desenvolvimento institucional e controle social em saúde. Desde 2005, o Sistema Municipal Saúde Escola de Fortaleza adotou como ação estratégica as Cirandas da Vida. Que surgiu das necessidades dos movimentos populares sendo centrado nos princípios e práticas da educação popular na luta pelo direito à saúde e de qualidade para todos. As Cirandas da Vida propõem que o poder analítico dos grupos e movimentos populares possam dialogar sobre ações compartilhadas, onde o princípio de comunidade intervém junto às esferas institucionais em um processo que inclui discussão, reflexão critica e possibilidade de diálogo efetivo. Os participantes são chamados de cirandeiros e possuem habilidades especiais como musicais ou confecção de cenopoesia, poemas, cordéis e cartilhas informativas. O projeto VER-SUS são Estágios e Vivências no Sistema Único de Saúde e surgiu da necessidade de estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais e agentes políticos capazes de promover transformações. Para a realização do VER-SUS/Ceará foram selecionados 30 estudantes de 12 cursos de graduação. Estes permaneceram em imersão total, durante 15 dias e foram divididos em equipes nas 06 Secretarias Executivas Regionais (SER). Cada grupo das SER foi acompanhado por um cirandeiro. Além de nos mostrar a proposta das Cirandas da Vida, estes auxiliaram na inserção de diferentes espaços, facilitaram a inclusão junto à comunidade, tal como a discussão e reflexão de temas de interesse local. Através dessa vivência foi possível conhecer as Cirandas da Vida e perceber de que modo profundas questões de saúde pública podem ser debatidas com simplicidade, compartilhando a informação de um modo acessível aos cidadãos e trocando saberes quanto às práticas do cuidado. Foi realçada a questão do uso da arte e da valorização dos conhecimentos de cada um para construção de um pensamento coletivo e através disto propor mudanças. Ressalta-se a necessidade de efetivação dessa ação como prática permanente de educação em saúde pela Prefeitura Municipal de Fortaleza e ampliação dessa proposta para os demais municípios do estado.