Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Encontro entre estudantes, profissionais e gestores: a experiência do VER-SUS na AP 3.1
Marcia Reis, Roberta Mercadante, Eliane Paixão

Resumo


Durante os dias 30 de janeiro a 05 de fevereiro de 2012, os profissionais da Área de Planejamento 3.1 – Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (AP 3.1 – SMSDC/RJ) – receberam a visita, no âmbito do Projeto Ver-SUS, de 10 estudantes de diferentes cursos de graduação do estado do Rio de Janeiro. A AP 3.1 está localizada na zona norte da cidade, na região da Leopoldina e Ilha do Governador.Nessa ocasião, foram realizadas visitas às unidades de saúde (de atenção primária, secundária e terciária), à parte do território coberto pela estratégia de saúde da família (Vila Cruzeiro – Penha e Alvorada – Complexo do Alemão), e à serviços e organizações parceiras das unidades de saúde. E também a observação e participação em atividades de promoção da saúde, e a realização de rodas de conversa com gestores, profissionais de saúde e usuários. Sendo possível aos jovens vivenciar, ainda que brevemente, a diversidade do Sistema Único de Saúde (SUS).Dessa forma, os estudantes conheceram e discutiram as potencialidades e os desafios na organização dos diferentes serviços, unidades e da rede de atenção. Esse foi um período de encontros e trocas de experiências e saberes entre profissionais, usuários e estudantes – produzindo reflexões em relação ao cotidiano de trabalho, a organização da rede e o compromisso de todos os envolvidos com os princípios e diretrizes do SUS.Além da contribuição para a formação de futuros profissionais conhecedores e sensíveis à realidade do SUS, o encontro dos profissionais de saúde da área com as inquietações dos estudantes promoveu a articulação entre diferentes saberes, militâncias políticas e o fazer diário em saúde – (re)pensando fragilidades e utopias no confronto com a realidade vivenciada e impulsionando a busca por soluções mais coletivas. A presença do grupo de estagiários também fortaleceu e favoreceu o diálogo entre profissionais e usuários, tão importante para a construção de um serviço de qualidade. Assim, o projeto não apenas contribuiu na formação de estudantes, mas também no cotidiano de trabalho dos profissionais e gestores.