Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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ESTÁGIO DE VIVÊNCIA NO SUS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SAÚDE
Alba Benemérita Alves Vilela, Ana Paula Nogueira Rodrigues, Heidi Menezes Lima Marques

Resumo


Introdução: A trajetória dos cursos de graduação em saúde foi marcada por alterações curriculares, que guardam relação com as necessidades de cunho sócio-político-econômico e de qualificação da formação. Nesta perspectiva, uma das estratégias na construção de maiores compromissos das Universidades com o SUS tem sido a realização de estágios de vivências em sistemas locais de saúde. Objetivo: Contribuir através das experiências vivenciadas durante o Estágio, na construção de novas práticas pedagógicas nos cursos de saúde. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência a cerca do Estágio de Vivência do SUS, realizado no município de Vitória da Conquista - Bahia, durante o período de 08 a 16 de dezembro de 2009. O estágio contemplou 16 estudantes dos cursos de fisioterapia, educação física, fonoaudiologia, serviço social, enfermagem, nutrição, farmácia e bacharelado interdisciplinar em saúde que vivenciaram o sistema local de saúde através de visitas a diversos serviços, além de participar de reuniões, oficinas e rodas de discussões com profissionais e usuários do serviço para tematizar coletivamente as questões vivenciadas. Ao final do período, era realizado momento de avaliação das atividades desenvolvidas. Como resultado, o estágio possibilitou um olhar crítico e reflexivo a cerca do SUS, dando resignificância ao nosso papel enquanto protagonistas da construção social. Conclusão: Percebe-se a importância da Universidade em incentivar nos seus estudantes uma maior vivência no SUS, que se consagra não só como um sistema de saúde, mas como uma escola de formação profissional e cidadã. Palavras-Chave: Vivência; SUS; Formação; Universidade.