Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Estágio de Vivências e o SUS como ferramenta de aprendizagem - Relato de Experiência
Camilla Suany de Oliveira Almeida, Amanda Barbosa de Souza, Lívia Dias Mangueira Bastos, Thamirys Regina Marinho Sousa, Jacqueline Fontes de Souza

Resumo


Caracterização do problema: O Estágio de Vivências do SUS (EVSUS) promovido pela Escola Estadual de Saúde Pública da Bahia (EESP) objetiva proporcionar ao estudante a inserção em novos espaços de aprendizagem possibilitando a formação de profissionais comprometidos ético e politicamente com as necessidades de saúde da população. Como essência de propósito, o EVSUS proporciona momentos de reflexões frente às nuances do sistema de saúde, constituindo-se, portanto, em uma estratégia para a reorientação da formação e consequentemente para a transformação das práticas no SUS. Descrição da Experiência: O presente estudo trata-se do relato de estudantes frente às experiências vivenciadas durante o período de estágio no SUS no município de Várzea da Roça- BA no período de 14 a 23 de dezembro de 2011. Participaram do EVSUS no referido município duas mediadoras de aprendizagem e 09 estagiários de diversas Instituições de Ensino Superior do Estado da Bahia. Munidos de experiências pregressas e ansiando por novos conhecimentos, foram construídas algumas estratégias de atuação que ao longo do estágio foram repensadas a partir das disponibilidades dos serviços sociais e de saúde. Efeitos Alcançados: Durante o processo de vivências, os acadêmicos de diversos cursos de graduação da Bahia conheceram os diferentes serviços de saúde do município. Nos momentos de visita aos serviços os estudantes eram incentivados a adentrar nos espaços procurando observar o trabalho dos profissionais de saúde, a relação com o usuário, a participação comunitária no serviço, a relação com a gestão do SUS e as dificuldades encontradas pelos atores sociais nos serviços de saúde, ou seja, usuários, gestores e profissionais. Após a realização das visitas, os estudantes relatavam suas percepções sobre o serviço com o intuito de socializar as experiências vividas e estabelecer um espaço de troca e reflexão entre si. Ao final do estágio foi construída uma análise geral referente à atuação dos serviços de saúde da cidade de Várzea da Roça, bem como de profissionais, gestores e usuários, identificando os aspectos positivos e apontando alguns desafios e sugestões à gestão. Recomendações: O EVSUS conseguiu proporcionar aos estudantes os objetivos do projeto, resultando no despertar dos acadêmicos para o SUS, na vivência do cotidiano dos serviços, nas discussões em torno nos entraves e avanços do sistema e na construção de novas práticas pedagógicas.