Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Cenários de aprendizagem, estratégias e motivações para formação dos profissionais de saúde, no Polo Universitário de Nova Friburgo (PUNF/UFF).
Gilson Saippa Oliveira, Vivian Reis Neves

Resumo


Trata-se de um estudo transversal, descritivo e de abordagem qualitativa, inscrita nos debates sobre a formação de profissionais de saúde, que têm como horizonte os elementos normativos inscritos nos dispositivos institucionais legais do Sistema Único de Saúde (SUS), na Norma Operacional de Recursos Humanos para o SUS (NOB/RH-SUS), nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos Universitários da área da saúde (DCN`s) e nas diferentes políticas do Ministério da Saúde que se dedicam ao tema. Tal pesquisa inscreve-se numa proposta de Iniciação Científica, contemplada com bolsa (PIBIC/UFF/CNPq) 2011-2012. A dinâmica de investigação integra a combinação e o cruzamento de múltiplos pontos de vistas, assim como o emprego de diferentes técnicas de coleta de dados, permitindo uma abordagem complementar entre questões objetivas e subjetivas que buscam ampliar e dar visibilidade institucional as mediações desenvolvidas pelos docentes responsáveis por disciplinas ofertadas, aos três cursos de graduação do Polo Universitário de nova Friburgo (PUNF/UFF): Biomedicina, Fonoaudiologia e Odontologia, em cenários diversificados de aprendizagem.Busca-se identificar e explicitar as mediações das práticas em relação aos vértices do quadrilátero da formação (Ensino, Gestão, Cuidado e Controle Social); definir as relações entre estas práticas como potencializadores de uma formação voltada à consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde; desenvolver um habitus científico no aluno bolsista, orientado por uma perspectiva de criação de um processo de ampliação da produção, sistematização e divulgação de informações que envolvam os temas e desafios centrais da formação em saúde em tempos de SUS. Neste período fez-se também a consulta a documentos institucionais, como ementas das disciplinas, planos de curso e atualização de informações sobre o quantitativo e perfil de docentes, na tentativa de definição dos docentes que exercessemo docente universitprivielgiado _______________________________________________________________________________________________ suas atividades nos cenários diversificados em regime de 40 horas e formato de Dedicação Exclusiva (DE). Após a definição de docentes com tal perfil, fez-se uma consulta a base do Cnpq, na Plataforma Lattes, buscando caracterizar a Titulação, Áreas de Interesse, Participação em Diretórios de Pesquisa, Publicações, Participação em Congressos, Participação em Espaços de negociação pedagógica e do cuidado dentro e fora da UFF e Representação em Espaços de Debate e Fóruns sobre Formação em Saúde. Depois, produziu-se um ajuste e redefinição do plano de trabalho com ampliação do marco conceitual, construção de instrumentos (roteiro de entrevistas e de análise documental) e definiu-se o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido previamente estruturado. Procedeu-se o cadastro do projeto no CONEP (Final de novembro de 2011) com posterior submissão ao CEP da UFF, sendo aprovado em 20 de dezembro de 2011 registro CAAE número 0442.0.258.000-11. Resultados preliminares: considerando os objetivos propostos e o plano de trabalho deste projeto, podemos apontar a ampliação da familiaridade da aluna bolsista com a categorização e sistematização conceitual e analítica, obtidos a partir das rodas de conversa com orientador, produção de sínteses de literatura especifica, construção de um mapa sobre o perfil dos docentes do POLO UFF Nova Friburgo; maior compreensão dos diferentes cenários de prática no POLO; ampliação e solidificação de marcos analíticos e conceituais sobre a prática docente em cenários diversificados de aprendizagem. Devido ao período de redefinição e construção dos marcos analíticos, submissão do projeto ao CEP e aguardo da sua aprovação (Dezembro de 2011), o término do período letivo de 2011 e a especificidade do processo de trabalho no POLO UFF Nova Friburgo - atribuída ao fato da maioria significativa de docentes não residirem em Nova Friburgo, por serem oriundos de diferentes partes do Brasil e estarem de férias no período de Janeiro - realizou-se até a presente data 01 entrevista, que serviu de piloto para produção de ajustes no instrumento original. Após a submissão e consequente aprovação do referido Projeto pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) o processo de trabalho que envolve a pesquisa foi iniciado com a realização de diversas reuniões para que o professor orientador pudesse apresentar os aspectos e conhecimentos que envolvem a execução da pesquisa: o que vinha a ser iniciação científica, a necessidade do consentimento do CEP para a execução da mesma, como se daria a forma de trabalho, apresentação do Projeto a ser desenvolvido, as implicações para a implantação do POLO Universitário de Nova Friburgo da UFF; a necessidade de estabelecer laços com os atores envolvidos na pesquisa e compreender as adversidades que surgiriam, tal como: ausência de receptividade por parte de alguns entrevistados; dificuldades para marcar o horário da entrevista, visto que muitos professores residem em outra cidade e o quão trabalhoso é transcrever uma entrevista e analisar seus achados em confronto com as categorias de análise. Foram realizadas sistemáticas leituras em conjunto do Projeto que permitiram a superação de possíveis dúvidas quanto aos termos ou conceitos utilizados, ou mesmo uma maior compreensão do quem seriam cenários diversificados de aprendizagem e a valorização de que cada cenário de prática possui sua própria organização de trabalho, tendo como referência seu posicionamento na rede de cuidados e as reais necessidades de saúde das pessoas que convivem em cada um destes territórios, o que exige a compreensão do contexto e a construção de novas estratégias pedagógicas sustentadas nos princípios e diretrizes do SUS. Ao longo do processo da pesquisa foi proposta a leitura, produção de sínteses e debates com orientador de diferentes artigos científicos, dentre eles destaca-se: CECCIM, Ricardo Burg e FEUERWERKER Laura C.M. “O quadrilátero da formação para área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social”. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, N.14, v.1,n.5, p.41-65, 2004. que incorporou novos elementos ao Projeto e garantiu uma certa visão gráfica de entendimento dos seus propósitos. O olhar sobre os atores da pesquisa foi se modificando, assim como aumentou o nível de complexidade ao tentar compreender seu modo de trabalho, seus referencias teóricos, suas mediações, motivações e estratégias didático-pedagógicas.Tais leituras permitiram uma “reescrita” do Projeto, propiciando uma participação ativa da aluna bolsista no processo de “construção textual” – redação - da pesquisa. A atuação como membro da pesquisa passa de “executar algo pronto, sólido” (entrevistas e análises), para uma contribuição teórica. O orientador rompe, por sua vez, a ideia de um projeto próprio ao promover o uso do pronome “nosso” (primeira pessoa do plural) se opondo ao pronome “meu” (primeira pessoa do singular) e ressaltando a importância do trabalho em equipe. Neste momento, fevereiro de 2012, os pesquisadores aguardam o retorno das atividades docentes, após o recesso de final de ano para dar prosseguimento as entrevistas previamente agendadas com os sujeitos em dezembro de 2011. Isto porque as informações coletadas nas entrevistas serão analisadas em confronto com cada um dos vértices do quadrilátero.