Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
Experiência de aprendizagem dos alunos que vivenciaram o VER-SUS BRASIL 2012 no município de Três Rios, Rio de Janeiro.
Amanda Pereira Nunes, Clilton Luiz da Silva Dias, Jéssica da Silva Souza, Julianne Camilo de Araújo, Juliana Gomes Lessa, Hamilton de Alencar Ramos, Renata Mossa Gomes dos Santos

Resumo


O resumo procura relatar os resultados da experiência de aprendizagem vivida pelos alunos de diversos cursos de graduação que participaram do VER-SUS BRASIL, no município de Três Rios – Rio de Janeiro em fevereiro de 2012. Ressalta a importância que teve para esses alunos/cidadãos, a oportunidade de aprender e compreender mais a respeito da Política de Saúde vigente em nosso país, seus princípios e diretrizes e a organização e funcionamento dos serviços prestados por esta à população, a partir da vivência no cotidiano de trabalho das organizações de saúde percorridas pelo grupo, da integração entre os alunos, profissionais e gestores onde tiveram a oportunidade de compartilhar e discutir seus diversos conhecimentos em saúde. Aborda-se também, de forma sucinta, o significado da qualificação profissional em saúde dos futuros profissionais do SUS a partir dos conceitos de educação permanente, aprendizagem significativa, pedagogias problematizadoras e práticas multiprofissionais e interdisciplinares. Como resultado, busca tornar público o que representou para cada estudante a experiência de embarcar e participar do VER-SUS e ir em busca de aprender mais sobre o SUS a partir da vivencia e do olhar da realidade de trabalho no município. Palavras Chave: Experiência de aprendizagem. Política de Saúde. Qualificação profissional.