Tamanho da fonte:
Experiência de aprendizagem dos alunos que vivenciaram o VER-SUS BRASIL 2012 no município de Três Rios, Rio de Janeiro.
Resumo
O resumo procura relatar os resultados da experiência de aprendizagem vivida pelos alunos de diversos cursos de graduação que participaram do VER-SUS BRASIL, no município de Três Rios – Rio de Janeiro em fevereiro de 2012. Ressalta a importância que teve para esses alunos/cidadãos, a oportunidade de aprender e compreender mais a respeito da Política de Saúde vigente em nosso país, seus princípios e diretrizes e a organização e funcionamento dos serviços prestados por esta à população, a partir da vivência no cotidiano de trabalho das organizações de saúde percorridas pelo grupo, da integração entre os alunos, profissionais e gestores onde tiveram a oportunidade de compartilhar e discutir seus diversos conhecimentos em saúde. Aborda-se também, de forma sucinta, o significado da qualificação profissional em saúde dos futuros profissionais do SUS a partir dos conceitos de educação permanente, aprendizagem significativa, pedagogias problematizadoras e práticas multiprofissionais e interdisciplinares. Como resultado, busca tornar público o que representou para cada estudante a experiência de embarcar e participar do VER-SUS e ir em busca de aprender mais sobre o SUS a partir da vivencia e do olhar da realidade de trabalho no município. Palavras Chave: Experiência de aprendizagem. Política de Saúde. Qualificação profissional.