Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Grades Curriculares de Saúde da UFPE: avanços e desafios vislumbrados através do VER-SUS
Eliane Maria Ribeiro de Vasconcelos, Priscila Tamar Alves Nogueira, Isabela Fátima Pina de Almeida, Taynan Barbosa Mendes Barreto

Resumo


O presente trabalho trata-se de um relato de experiência acerca da vivência no VER-SUS 2012. Além dessa descrição, procuraremos mostrar como existe uma grande defasagem de atividades interdisciplinares nos currículos dos cursos da área de saúde e como isto implica na prática dos profissionais da saúde. Os cursos de saúde da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) têm passado por mudanças nos seus perfis curriculares, reformas que também visam ampliar e aprofundar o conhecimento dos estudantes sobre o SUS bem como o contato destes com a realidade do sistema. Os alunos de medicina, por exemplo, no primeiro período, são alocados em Unidades de Saúde da Família para conhecerem a realidade da ESF e das comunidades atendidas. Enquanto os alunos de enfermagem cursam três disciplinas relacionadas ao SUS, Saúde da Comunidade no 3º período, Saúde Pública I no 5º período e Saúde Pública II, ofertada no 7º período, permitindo ao aluno ter contato com a atenção básica. Os estudantes dos diferentes cursos de saúde não tem um espaço de diálogo formal, até mesmo entre os que atuam numa mesma USF. Não há, por parte da universidade, um estímulo a criação de grupos e práticas interdisciplinares. Este cenário precisa ser modificado, uma vez que a interdisciplinaridade integra a política de saúde em um movimento que cria possibilidades para que haja integralidade em seus serviços, garantindo assim, a qualidade aos serviços de saúde prestados e um atendimento completo que possa responder todos os aspectos do processo saúde-adoecimento. O VER-SUS proporcionou um ambiente saudável e interessante de debates com estudantes de vários cursos que permitiu aos seus participantes essa possibilidade de enxergar uma nova realidade, de formular novas estratégias, também de ação interdisciplinar, para a melhoria da saúde e da sociedade como um todo. Acima disso, o VER-SUS proporcionou o contato com os movimentos sociais, em especial o MST, mostrando a necessidade de enxergar a saúde como uma construção coletiva de todos da saúde, das ciências sociais e do povo trabalhador, que lutam por mudanças necessárias na base da sociedade. Dentre as recomendações, está o estímulo a continuidade da realização do VER-SUS, uma vez que este estágio se mostrou uma experiência de rico aprendizado acadêmico, profissional e pessoal.