Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM DISPOSITIVO FUNDAMENTAL PARA A CONSTRUÇÃO COLETIVA DO SABER.
Menezes Lima Marques, Alba Benemérita Alves Vilela

Resumo


Introdução: A observação crítica e reflexiva da realidade do SUS somada a experiências vivenciadas por estagiários e a participação dos mediadores de aprendizagem constitui um dispositivo fundamental para o processo de aprendizagem. Nesse sentido os mediadores de aprendizagem foram capacitados, durante seis encontros na cidade de Salvador pelos coordenadores e organizadores do estágio, para criar condições enquanto sujeito provocando nos estudantes à reflexão crítica diante do que for vivenciado, através da condução de discussões e debates, formulação de perguntas e questionamentos junto com o grupo para assim construir um processo de apropriação coletiva. Objetivo: Relatar a contribuição da experiência da mediação de aprendizagem na formação profissional em saúde. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência do processo de mediação de aprendizagem da terceira edição do Estágio de Vivência no SUS realizado no município de Vera Cruz - Bahia, no período de 08 a 30 de agosto de 2010. O estágio contemplou 17 estudantes entre eles 14 estagiários dos diversos cursos da área de saúde e três (3) mediadores de aprendizagem. No primeiro contato que tivemos com os estagiários na roda de apresentação expressamos aos mesmos que quem faz o estágio acontecer é cada um de nós, logo os estagiários não são vistos como objeto da aprendizagem e sim como sujeito dela. Para um melhor desenvolvimento do processo o estágio foi dividido em dois momentos no primeiro os estudantes dialogam com a gestão municipal para conhecer a realidade de saúde do município e no segundo momento os estudantes vão para campo vivenciar a realidade da situação de saúde do município, a forma de organização das ações e serviços de saúde locais, a necessidade do exercício de cidadania em defesa do SUS ou mesmo o processo de formação nas graduações em saúde. Os mediadores acompanhavam todas as atividades anotando, pontos relevantes para discussão no momento de socialização, problematizando coletivamente as diversas temáticas que apresentam muitas possibilidades de se transformarem em conhecimento se problematizadas coletivamente, se questionadas sobre sua situação atual e se estimuladas a pensarmos qual a participação de cada um de nós para manutenção ou transformação das temáticas vivenciadas. Resultados: O processo de mediação contribuiu significativamente na formação em saúde ao permitir um contato com materiais significantes através das oficinas que antecederam o estágio, bem como experiências nunca antes nunca antes vivenciadas e discussões engrandecedoras contribuindo na construção coletiva do saber. Conclusão: A experiência vivenciada na mediação constitui-se um instrumento fundamental para o processo de aprendizagem pelo fato do conhecimento ser construído coletivamente a partir de uma realidade concreta do SUS. Palavras-Chave: Vivência; SUS; Mediadores.