Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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CONSULTA COLETIVA DE GESTANTES: METODOLOGIA PRÁTICA PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Luciana Hendges, Fernando Macedo Cembranel

Resumo


Caracterização: A Política Nacional de Atenção Básica publicada pelo Ministério da Saúde em 21 de outubro de 2011 (Portaria 2.488) e as especificidades da Estratégia de Saúde da Família priorizam a prevenção de agravos à saúde promovendo a qualidade de vida de indivíduos, famílias e coletividades. Nessa perspectiva, instituiu-se a prática do cuidado ampliado através da Consulta Coletiva às usuárias do Pré-Natal e seus familiares com o desenvolvimento de ações interdisciplinares e intersetoriais, valorizando-se os diversos saberes e práticas orientadas por uma abordagem integral e resolutiva aplicado em um Centro de Saúde da Família que assiste em torno de 4.500 pessoas em um município do Oeste de Santa Catarina. Descrição da Experiência: a Consulta Coletiva surgiu da necessidade de um espaço onde os profissionais e usuários pudessem dialogar sobre assuntos inerentes ao processo gestacional, o que é dificultado durante a assistência individual por diversos motivos, entre eles a questão do tempo limitado para consulta e a grande demanda por assistência individual de outros pacientes. Utilizou-se como dinâmica a roda de conversa aberta com atividades práticas de cuidados às gestantes e recém-nascidos. Trabalhou-se a proposta de educação popular dialógica de Paulo Freire onde o objetivo não é o de informar para a saúde transmitindo-se conhecimentos ao vazio, mas de trabalhar saberes prévios a partir das vivências de cada um, construindo-se um saber compartilhado. A frequência de realização foi bimestral, aos sábados à tarde, com duração de 60 minutos durante 6 meses. Ao final do encontro a equipe realizava uma avaliação oral da atividade e presenteava as participantes com brindes confeccionados pela equipe. Os profissionais participantes são integrantes da Equipe de Saúde da Família local e articulações intersetoriais, contando também com a colaboração do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Efeitos Alcançados: As usuárias que participaram da Consulta Coletiva manifestaram o desejo em continuar no processo educativo. Observou-se que mesmo as gestantes inicialmente tímidas conseguiram expor suas dúvidas e opiniões resultando na construção de um saber compartilhado prático a partir de sua realidade. As gestantes são acompanhadas após o parto através das atividades relacionadas ao crescimento e desenvolvimento de seus filhos, onde se pode constatar a aplicação dos aprendizados das consultas coletivas, as participantes parecem lidar mais facilmente com as situações inerentes ao processo gestacional e puerpério, enquanto as não participantes obtiveram maiores dificuldades e solicitaram mais cuidados da equipe de saúde. Cabe salientar que encontramos algumas barreiras no processo de desenvolvimento da atividade, tais como: resistência por parte das Agentes Comunitárias de Saúde em convidar as gestantes para a atividade por terem participado previamente de experiências semelhantes e se sentiram frustadas porque as gestantes não participavam alegando dificuldade relacionada ao horário/dia da realização das atividades. Outro fator importante é a ausência de uma previsão orçamentária destinada à compra de insumos para essas atividades, dessa forma não há recursos financeiros disponíveis para viabilizar o desenvolvimento dessas atividades, dificultando sua implementação nas equipes de saúde da família. Apesar das dificuldades encontradas, consideramos a atividade realizada extremamente válida, pois de acordo com relatos das gestantes que efetivamente participaram houve a manifestação do interesse em continuar com as rodas de conversa para aplicarem os conhecimentos construídos em sua rotina. Atividades como esta, e todas as demais que envolvam promoção e prevenção em saúde, necessitam de maior tempo para comprovação dos resultados e adesão dos usuários, pois essas dificuldades são compartilhadas pelas outras 34 equipes de saúde do município onde já foram realizadas ações similares em diferentes dias e horários, com programações diversificadas de todas as formas, porém obtendo uma adesão abaixo do esperado. Acredita-se que a participação das gestantes à atividades dessa natureza não deva ser atribuída como pré-requisito para consulta médica do Pré-Natal e sim um momento agradável e descontraído onde o sentimento da importância do cuidado a saúde está presente e de acordo com as dificuldades enfrentadas, isso somente ocorrerá futuramente, pois aos poucos, a população toma conhecimento da existência dessas atividades. Considerando que os participantes acabam relatando as experiências para outros usuários, é importante a continuidade da atividade, assim divulgando o trabalho realizado “boca-a-boca”, conforme é popularmente designada. Além disso, novas formas de convite dessa população podem ajudar para aumento da adesão, busca-se uma aproximação da Estratégia Saúde da Família com seus usuários, mas para isso os gestores devem incluir essas atividades no planejamento financeiro, viabilizando a disponibilidade dos recursos humanos e financeiros melhorando a qualidade das ações. Assim o Sistema Único de Saúde encontra-se em contínuo processo de construção, atividades de promoção e prevenção em saúde também requerem tempo e esforço dos profissionais e a perseverança neste tipo de ação é fundamental para a continuidade do processo de qualificação do modelo de atenção à saúde. Pretende-se aprimorar a prática da Consulta Coletiva e realizar estudo científico junto à população alvo para comprovação dos resultados e assim, convencer os gestores da importância de investir em promoção de saúde e prevenção de doenças e agravos. Recomendações: Entende-se a educação dialógica como facilitadora do processo ao estabelecer uma troca de saberes e práticas visando a participação efetiva dos atores envolvidos de acordo com suas necessidades, crenças, representações e vivências. Considerando que o desenvolvimento de atividades educativas é complexo ao transcender a transmissão de informações dos profissionais aos usuários, recomenda-se a metodologia para atividades de educação em saúde, pois promove um aprendizado prático contribuindo para o melhor preparo das pessoas ao lidar com situações relacionadas a saúde em seus cotidianos, dando autonomia para as busca de melhorias no estado geral de saúde.