Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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O PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA CONSTRUÇÃO DO VER-SUS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE VIVENTES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Gabriela Tomedi Leites, Estela Junges, Fabiano Barnart

Resumo


Caracterização do problema: O projeto Vivências e Estágios na realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) propicia aos estudantes e diferentes atores a experimentação do cotidiano de trabalho das organizações das redes, serviços e sistemas de saúde, sendo uma ferramenta pedagógica na formação em saúde. Nesse sentido, para a efetividade da proposta acredita-se no protagonismo desses atores/estudantes na construção do campo da vivência, interlocução dos serviços visando à realização do projeto de forma exitosa. Descrição da experiência: No dia 10 de março de 2012, nas dependências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi realizada uma reunião geral dos viventes do projeto VER-SUS primeiro semestre de 2012 no Estado do Rio Grande do Sul. Foram realizados relatos das experiências de diversos viventes que ficaram imersos no Sistema de Saúde dos municípios que participaram do projeto. Observou-se que a maioria dos estudantes acreditam que a edição em questão foi proveitosa e impactante na formação em saúde. No entanto, a organização foi uma das questões levantadas como problemática na edição devido ao menor protagonismo dos estudantes na construção do projeto. Assim, a reunião transcorreu no intuito de que a próxima edição tenha maior participação estudantil na construção do projeto. Efeitos alcançados: Os estudantes estão entusiasmados para construir em conjunto com outras organizações uma nova edição do projeto. Estes se sensibilizaram que o VER-SUS precisa ser uma atividade continua com o envolvimento dos estudantes e não focada apenas no período de capacitação de facilitadores e imersão das vivências. Desta forma, possibilitando a maior interlocução entre os estudantes da saúde, propiciando a formação multiprofissional e interdisciplinar; além de favorecer o contato desses atores durante a formação com seu campo de trabalho. Recomendações: Ampliar as vivências que aproximem os estudantes de graduação com o Sistema Único de Saúde (SUS), assim como incentivar que mais estudantes participantes ou não de VER-SUS anteriores participem da construção envolvendo todo o processo organizativo.