Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Participação discente no processo de implantação do VER-SUS em Mato Grosso do Sul.
Vinicius Santos Sanches, Janainny Magalhães Fernandes, Talita Abi Rios, Wandriane de Vargas, Mara Lisisane Moraes dos Santos, Fernando Pierette Ferrari

Resumo


Introdução: O Programa Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde -VER-SUS é uma estratégia do Ministério da Saúde em parceria com movimentos estudantis e a Rede Unida a fim de aproximar e preparar estudantes Universitários para o SUS. Para viabilizar o processo de estruturação, execução, avaliação e manutenção desta iniciativa educacional em Mato Grosso do Sul (MS), um dos elementos constitutivos do Comitê Organizador (CO) foi uma equipe de tutores/professores, discentes e profissionais da rede de saúde. Relato de experiência: No Encontro Centro Oeste da Rede Unida, que ocorreu em novembro de 2011 em Campo Grande/MS, foi apresentada a proposta do VER-SUS com intuito de estimular a implantação do programa no estado. A partir de então, formou-se uma equipe idealizadora da proposta que trabalhou em prol da elaboração e execução da vivência em MS. No CO, discentes do Centro Acadêmico (CA) de Fisioterapia, João Fábio Siqueira, desempenharam importante papel na divulgação e contato com as Instituições de Ensino Superior (IES) para mobilizar a participação de estudantes na 1ª edição do VER-SUS/MS, além da organização do mesmo, mediante aprovação por edital do Programa. Os acadêmicos atuaram de forma intensa e pró ativa em todo o processo de implementação e execução da vivência através de reuniões, divulgação online e estudos complementares. Tais alunos participaram do processo seletivo de forma igualitária aos demais inscritos, sendo selecionados na modalidade de facilitadores. Impactos: Os discentes membros do CO do 1° VER-SUS/MS puderam experimentar a implementação de um grande projeto no estado, com oportunidade de tornar pública a opinião estudantil, protagonizando o sucesso do Programa. O aprendizado adquirido possibilitou a compreensão dos processos de pactuação do programa em diversos municípios, além da administração temporal, uma vez que a organização seu deu em conjunto com o calendário acadêmico. Considerações Finais: Posturas participativas acadêmicas em grandes projetos, junto a profissionais capacitados, são fatores predisponentes para o crescimento pessoal e profissional do mesmo, auxiliando na formação de futuros profissionais comprometidos com as novas metodologias de ensino e de trabalho em saúde.