Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Participando do VER-SUS Pampa; relato de experiência
Joici Cassiani Lagemann

Resumo


A formação de profissionais da enfermagem demanda competências para realização de atividades assistenciais, gerenciais, de ensino e pesquisa, porém inúmeras vezes os acadêmicos não possuem oportunidade durante a formação profissional de criar um elo entre o teórico-científico e a realidade do Sistema Único de Saúde. E por isso se torna importante a participação de acadêmicos de enfermagem em estágios extracurriculares, e de vivência para a construção de conceitos, posturas e soluções diante da realidade que se apresenta no cotidiano do profissional, com intuito de melhorar o processo de trabalho da enfermagem e, consequentemente assegurar uma assistência de qualidade junto à população. Este estudo consiste em um relato de experiência vivenciado por vinte e um acadêmicos de diferentes cursos e semestre, procedentes de estados e municípios distintos, na faixa etária entre 19 a 26 anos. No período de 29 de janeiro a 10 de fevereiro, com objetivo de estabelecer correlações entre o referencial teórico e as situações do cotidiano dos serviços do Sistema Único de Saúde participamos do VER-SUS/Brasil, na região oeste do Rio Grande do Sul, no município de Alegrete. Os estudantes passaram os dois primeiros dias discutindo e estudando o Sistema Único de Saúde, e depois se separaram nas cidades de Uruguaiana e Alegrete, ambas gaúchas. O VER-SUS é um projeto com o objetivo de oferecer aos estudantes universitários vivências e estágios no Sistema Único de Saúde, promovendo uma integração dos futuros profissionais à realidade da organização dos serviços, da gestão do sistema, estratégias de atenção, controle social e os processos de educação na saúde. Durante esse período conhecemos a realidade do sistema de saúde vigente no município, onde podemos pensar, analisar e refletir sobre as práticas e as teorias, vivenciando as estratégias de controle e formulação de políticas técnicas, ordenamento do trabalho e da rede assistencial, interpretação demográfica e epidemiológica e a descentralização da gestão, além da compreensão das diferentes esferas de gestão e o exercício do controle social sobre o setor saúde. Chegando a conclusão que é uma experiência única, principalmente para os acadêmicos de enfermagem, onde temos o conhecimento integrado dos diversos setores do SUS, fugindo do isolamento de estágios restritos às áreas vinculadas ao exercício de cada profissão, contemplando os estudos que fazemos na nossa formação.