Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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PRÁTICAS INOVADORAS: VER-SUS TRANSFORMANDO ENSINAGENS EM BUSCA DA FORMAÇÃO INTEGRAL E MULTIPROFISSIONAL
Pedro Vinicius Silva dos Santos, Fernando Pierette Ferrari, Giovana Bicudo Gomes, Ingrid Iara Garcia da Silva, Lydiane Poiato Castelani, Mayara Bontempo Ferraz

Resumo


Caracterização do Problema: Através de uma iniciativa do Ministério da Saúde, Rede Unida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, União Nacional dos Estudantes, de entidades não citadas e da aliança com as gestões municipais permitiu-se, aos discentes dos diversos cursos com atuação na área da saúde, vivências nas redes de atenções do SUS a fim de promover experiências que pudessem incorporar ferramentas que os qualifiquem para atuação no sistema de saúde. Descrição da Experiência: O projeto conta com a presença de vários atores que assumiriam papéis logísticos e de suporte a fim de instituir uma comissão local/regional para organização do VER-SUS no(s) município(s) e na(s) região(ões), atraindo docentes, discentes, gestores, movimentos sociais e quem mais pudesse se interessar em aderir e pactuar as ações do conjunto de compromissos entre as partes para a viabilização da vivência. Em Mato Grosso do Sul formaram-se dezoito grupos atuantes em dez municípios, dentre eles o que fora realizado em Costa Rica/MS. A comissão avaliaria os efeitos das vivências através de portfolios diários, disponíveis na plataforma em sitio do projeto, que deveriam ser construídos após rodas de discussão ao final do dia. Efeitos Alcançados: Atenção ao longo da academia em momentos de ensino-práticas percebemos que nossa função magna é assistir, acolher, escutar, cuidar, preservar, tratar, compreender, monitorar, dar suporte e poderia me alongar por outros alfas que seriam apenas sinônimos fragmentados do que realmente embasa os profissionais da saúde: ATENÇÃO. Diversos cenários foram de forma abrangentemente analisados e discutidos buscando formas de aperfeiçoa-lo entendendo a significação da critica e do papel do profissional como autocritico. Tendo como objetivo engrandecer nossos olhares a cerca das redes de atenções plurais do SUS pudemos identificar que a corrupção de valores se faz na prática tediosa do fazer pelo fazer, que a Saúde é logística e logística é a vontade intermitente de se fazer o correto. Recomendações: A vivência no território, o enfrentamento conjunto das dificuldades, a construção da vivência proposta considerando a transcomunicação das profissões envolvidas mostrou-se uma estratégia potente de formação de profissionais da saúde, tanto no que se refere à formação permanente ao serviço, quanto e especialmente como estímulo ao processo de formação dos graduandos em saúde.