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Relato de Experiência VER-SUS RJ CAP 2.1
Resumo
Caracterização do problema Na nossa participação do projeto VER SUS RJ – 29/01 a 7/02 AP 2.1. Deparamo-nos com diversas unidades de serviços de saúde, observando sua estrutura e entendendo seu funcionamento. Nosso processo de avaliação das vivências foi focado nos quatro eixos do projeto: Gestão, Atenção Básica, Participação Popular e Educação em Saúde. Pudemos ver, portanto a aplicação prática de tais eixos a partir de uma posição crítica e participativa. Descrição da experiência Atenção Básica - Nossa programação ficou concentrada basicamente na Atenção Básica e observação de sua estrutura física. Há um padrão de atendimento e organização da atenção ao usuário na Clínica da Família, sendo essa eficiente e de qualidade. Dentro do perfil da comunidade que esta Unidade atende e de acordo com a demanda. Participação Popular - O que observamos em nossa vivência foi a ausência de líderes comunitários. A participação social se limitou a um sistema parecido com o de ouvidoria, no qual, devido à presença do agente comunitário de saúde e a ESF ele tem sempre um contato direto com os profissionais da saúde e sempre tem a oportunidade de expressar seus pensamentos sobre o assunto saúde. Educação em Saúde - Em nossa vivência passamos por algumas unidades de saúde que contam com o auxílio de uma brinquedoteca, um espaço lúdico para aprender brincando. E, dentre outras atividades, é desenvolvido um projeto de teatro cujo o lema “Viva a dialogia do riso”, promove, previne e protege, a saúde de forma diferenciada. Essas dentre outras atividades, demostram a importância da educação em saúde, e mostra também que não há local definido nem idade para participar, o importante é querer. Gestão - Um modelo de gestão que vale à pena ser destacado é o da CF Pavão Pavãzinho Cantagalo, onde o gestor não se detém apenas a sua equipe, mas também aos usuários, incentivando o empoderamento deles a partir da cultura. Efeitos alcançados Abertura de mentes das pessoas do grupo quanto à necessidade e urgência de um sistema público de saúde forte. Reafirmamos a saúde como direito social, fortalecendo uma consciência sanitária. Recomendações Extensão dos projetos que deram certo em algumas unidades para outras, como ex. RAP da saúde, PalhaSUS; Firmar o conceito de participação popular, onde gestores e usuários tem o mesmo poder de voz e representem a população e não o Estado; Necessidade de uma equipe multidisciplinar com liberdade de ideias, oportunidades, negociação popular, através da educação.