Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Relato de Experiência VER-SUS RJ CAP 2.1
Débora da Costa Santos, Dimitri Braga Azeredo, Denise Maria Santos da Rosa, Isabel Ákila de Lima, Jefferson Dimitri Silva Muniz, Raquel Fortunato Conrado, Rômulo Gonçalves de Miranda, Taís Suane de Souza

Resumo


Caracterização do problema Na nossa participação do projeto VER SUS RJ – 29/01 a 7/02 AP 2.1. Deparamo-nos com diversas unidades de serviços de saúde, observando sua estrutura e entendendo seu funcionamento. Nosso processo de avaliação das vivências foi focado nos quatro eixos do projeto: Gestão, Atenção Básica, Participação Popular e Educação em Saúde. Pudemos ver, portanto a aplicação prática de tais eixos a partir de uma posição crítica e participativa. Descrição da experiência Atenção Básica - Nossa programação ficou concentrada basicamente na Atenção Básica e observação de sua estrutura física. Há um padrão de atendimento e organização da atenção ao usuário na Clínica da Família, sendo essa eficiente e de qualidade. Dentro do perfil da comunidade que esta Unidade atende e de acordo com a demanda. Participação Popular - O que observamos em nossa vivência foi a ausência de líderes comunitários. A participação social se limitou a um sistema parecido com o de ouvidoria, no qual, devido à presença do agente comunitário de saúde e a ESF ele tem sempre um contato direto com os profissionais da saúde e sempre tem a oportunidade de expressar seus pensamentos sobre o assunto saúde. Educação em Saúde - Em nossa vivência passamos por algumas unidades de saúde que contam com o auxílio de uma brinquedoteca, um espaço lúdico para aprender brincando. E, dentre outras atividades, é desenvolvido um projeto de teatro cujo o lema “Viva a dialogia do riso”, promove, previne e protege, a saúde de forma diferenciada. Essas dentre outras atividades, demostram a importância da educação em saúde, e mostra também que não há local definido nem idade para participar, o importante é querer. Gestão - Um modelo de gestão que vale à pena ser destacado é o da CF Pavão Pavãzinho Cantagalo, onde o gestor não se detém apenas a sua equipe, mas também aos usuários, incentivando o empoderamento deles a partir da cultura. Efeitos alcançados Abertura de mentes das pessoas do grupo quanto à necessidade e urgência de um sistema público de saúde forte. Reafirmamos a saúde como direito social, fortalecendo uma consciência sanitária. Recomendações Extensão dos projetos que deram certo em algumas unidades para outras, como ex. RAP da saúde, PalhaSUS; Firmar o conceito de participação popular, onde gestores e usuários tem o mesmo poder de voz e representem a população e não o Estado; Necessidade de uma equipe multidisciplinar com liberdade de ideias, oportunidades, negociação popular, através da educação.