Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Tecendo a Rede no Quadrilátero da Formação: a experiência de VER-SUS na imersão dos residentes da RIS/GHC
Lídia Einsfeld, Fernanda Scapin, Cássia Abella, Gisele Milman Cervo

Resumo


A Residência Integrada em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (RIS/GHC) é uma modalidade de pós-graduação lato sensu de caráter multiprofissional. Constitui-se de uma formação teórico-prática em serviço, tendo como orientadores os princípios do SUS para atenção a saúde. É composta por diferentes ênfases - constituídas como campos de saberes e práticas, sendo elas: Saúde Mental; Saúde da Família e Comunidade; Atenção ao Paciente Crítico; Oncologia e Hematologia. No ano de 2012 ingressaram 68 residentes na RIS/GHC e para recepcioná-los os residentes do segundo ano, junto com a coordenação do Programa, organizaram uma vivência no formato de VER-SUS e atuaram como facilitadores desta. O VER-SUS tem a finalidade de promover o contato e aproximar futuros profissionais da realidade dos serviços na rede pública de saúde, promovendo uma experiência integrada dos diversos setores do SUS, fugindo do isolamento de seu núcleo profissional. Durante quatro dias, anteriores à inserção dos novos residentes nos campos de formação de cada ênfase, foram proporcionadas vivências nos diferentes níveis de atenção à saúde (primária, secundária, terciária), além de espaços de intersetorialidade, gestão e controle social. Foi promovida uma metodologia problematizadora da rede, seus desafios e o protagonismo do profissional de saúde na construção do SUS. Em um segundo momento, após as vivências, os residentes foram distribuídos em grupos a fim de fazer uma reflexão, disparando novas percepções sobre o fazer em saúde. As discussões foram permeadas pelo quadrilátero da formação em saúde (educação, gestão, controle social, assistência) (CECCIM, 2004). Ao final dos debates e das problematizações nas Rodas de Conversa, foram promovidas oficinas de produção artística que, de forma palpável, potencializaram a troca de saberes entre os sujeitos e a produção do conhecimento, tendo como produtos uma poesia, uma paródia, um jornal e um mapa falante. Ao final do quarto dia, ocorreu o compartilhamento das diferentes produções em grande grupo. O processo foi avaliado positivamente pelos novos residentes e facilitadores, que sugeriram a continuidade da atividade nos próximos anos. A avaliação mostrou que essa metodologia de recepção dos residentes RIS/GHC promove, além da integração entre os novos residentes, o contato destes com a rede, promovendo uma reflexão crítica sobre esta e sobre seu papel como trabalhador do SUS. Referências: Ceccim RB, Feuerwerker LCM. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Physis, v.14, n.1, p.41-65, 2004.