Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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TÍTULO: Relato de experiência multidisciplinar dos acadêmicos do VER-SUS imersos na CAP 5.2 do Rio de Janeiro
Byanca Ramos de Oliveira Correia, Ana Carolina de Carvalho Araújo Pôrto, Agatha Cristian Garcez Vieira, Nathália Figueiredo de Azevedo, Carolyne Cosme de Souza, Cristiane de Farias Lima, Jéssica Martins Ribeiro, Júlio César da Silva Ramos, Luiz Henrique de Santana Cunha, Marina Macedo Kuenzer Bond

Resumo


INTRODUÇÃO: O Brasil é o único país com mais de 100 milhões de habitantes que assumiu constitucionalmente o desafio de ter um Sistema Único de Saúde oferecido pelo Estado, gratuito, universal, integral, equânime, descentralizado, hierarquizado, regionalizado e com participação popular. Desde a Lei 8.080/90, a Saúde sofreu melhoras significativas, mas ainda necessita de muito avanço. Assim, o Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Unida e o Movimento Estudantil, lançou o VER-SUS, projeto nacional que pretende qualificar futuros profissionais num espaço de formação, trabalho, interação e imersão no cotidiano do SUS, complementando a “educação bancária”, denunciada por Paulo Freire e utilizada nas Universidades. OBJETIVO: Relatar criticamente a vivência de um grupo multidisciplinar de 10 graduandos (Ciências Sociais, Enfermagem, Fisioterapia, Gestão Pública, Medicina, Odontologia, Saúde Coletiva, Serviço Social), imerso por 10 dias na AP 5.2 do município do RJ, destacando sua importância para formação acadêmica, profissional e social. METODOLOGIA: Estruturou-se em 2 etapas: 1ª de imersão em unidades e programas na AP 5.2, como Clínicas e a Estratégia da Família (CF/ESF), Centros Municipais de Saúde (CMS), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Academia Carioca (AC) e outros; e 2ª de debates sobre os temas correlatos. Faziam-se relatórios diários, respondendo a perguntas sobre gestão; Atenção Básica (AB); serviços ambulatoriais especializados, pré-hospitalares e hospitalares; vigilância; educação em saúde; controle social e participação popular; pontuando os avanços e desafios encontrados. RESULTADOS: Destacaram-se como avanços: investimento maciço na AB, na AC e em infraestrutura; e como desafios: ausência de CAPSad e Hospital Municipal; articulação ineficaz entre as esferas da união; problemas no SISREG; necessidade de investimento para saúde mental, unidades de média e alta complexidade; capacitação inadequada dos profissionais; falta de comprometimento dos servidores e da sociedade; ausência de políticas e rede de transporte público. CONCLUSÃO: O VER-SUS é um meio para a experimentação de um novo espaço de aprendizagem, sendo uma forma de aproximar, encantar, estimular, atrair e vincular estudantes para trabalhar e lutar pelo SUS, por uma Saúde Pública e uma Educação de qualidade, articuladas, buscando formar excelentes profissionais e cidadãos.