Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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VER SUS IVINHEMA: A VIVÊNCIA NO INTERIOR DE MATO GROSSO DO SUL
Valquíria dos Santos Zomerfeld, Talita Abi Rios, Eveline Cassia Larrea Rocha, Luis Henrique de Freitas Pinheiro, Natany Rebeca Vilhalva da Silva, Thaís Camile de Carvalho

Resumo


Introdução: O programa de Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) visa propiciar aos graduandos em saúde a interação entre alunos, gestores, profissionais e usuários do SUS, fomentando o desenvolvimento da análise crítica das peculiaridades de funcionamento da rede de saúde pública. Mato Grosso do Sul contou com a sua 1ª edição em fevereiro de 2012, com a participação de 96 acadêmicos distribuídos em 11 cidades do Estado. Um dos municípios participantes foi Ivinhema, localizada à 224km de distância da Capital. Relato de experiência: Para participação no VER SUS Ivinhema foram selecionados 6 discentes de 4 Instituições de Ensino Superior (IES) dos cursos de enfermagem, fisioterapia e fonoaudiologia, que estiveram na vivência entre 5-16 de fevereiro, conhecendo e relatando através de portfólios suas visões referentes ao funcionamento do SUS. As atividades foram acertadas juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, composta de: visitas as Unidades Básicas de Saúde da Família, Unidade Básica de Saúde, Hospital Municipal de Pequeno Porte e Centro de Especialidades Médicas; Reunião com o Conselho Municipal de Saúde, Secretária de Saúde e Agentes Comunitários de Saúde; Visitas a Secretaria Municipal de Saúde e departamentos, Casa de Apoio a moradores de rua e etilistas, e grupos de Hanseníase, Depressão, Hipertensão, Diabetes e Obesidade. Todos os discentes tiveram liberdade para dialogar com a comunidade, profissionais e gestores, ter suas dúvidas sanadas e compreender as particularidades do SUS de Ivinhema. Impactos: O VER SUS Ivinhema proporcionou aos seus participantes o desenvolvimento de habilidades interpessoais, consideração mútua no trabalho em equipe multiprofissional, integração inter IES, e capacidade de avaliação dos diversos casos presenciados ao longo do programa. Também permitiu aos acadêmicos compreender o funcionamento do SUS em uma cidade do interior e suas limitações. Por fim, houve o ímpeto para, além de visualizar situações-problema, buscar resolutividade para a demanda local. Considerações finais: A possibilidade de inserir o graduando no SUS, através do VER SUS, permite a este compreender qual é o seu papel como profissional da saúde, respeitando e conhecendo o parecer dos usuários, profissionais e gestores, assim como, amadurecer a prática interdisciplinar e multiprofissional, e a integração ensino, serviço, gestão e controle social.