Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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VER-SUS COMO EXPERIÊNCIA REFLEXIVA SOBRE SAÚDE EM FORTALEZA (CE)
Shandyrley Rokssane Lopes, Olindina Ferreira Melo

Resumo


Shandyrley Rokssane Salmito Lopes1 Olindina Ferreira Melo2 Este trabalho tem intuito de relatar a vivência do projeto VER-SUS como acadêmica do curso de Farmácia das Faculdades INTA, Sobral (CE). No início de 2012 cerca de 30 jovens do Ceará, instituições públicas e privadas dos cursos da área da saúde (Farmácia, Medicina, Odontologia, Nutrição, Fisioterapia, Psicologia, Enfermagem, Educação Física, Fonoaudiologia e Serviço Social) reuniram-se em torno de um objetivo importante para o crescimento acadêmico. A vivência ocorreu no município de Fortaleza (CE) durante 15 dias e estive conhecendo a realidade da Secretaria Executiva Regional VI, a qual atende 29 bairros, correspondendo 42% do território de Fortaleza. Os momentos oportunizaram conhecer o contexto cultural, ambiental, social e econômico de cada território, assim como serviços prestados pelo SUS. No Conjunto Palmeiras, que traz uma jornada de muita luta e força, possui moeda própria (palmas), a REMTH (Rede de Massoterapeutas Holísticos), conhece as UBS´s Pedro Sampaio e Melo de Jaborandi, onde se encontram com características similares quanto à grande demanda de atendimento e poucos profissionais de saúde; a Oca de massoterapia, realiza sessões de massoterapia e Reiki na comunidade, como alternativa de cura; visita a tribo dos Tapebas, conhcecendo sua rotina e história; Sabiaguaba, visita ao museu marinho permitindo observar a importância do equilíbrio ecológico no contexto da saúde como qualidade vida; Messejana, visita ao Hospital de Saúde Mental de Messejana, conhecendo sua história e compará-la com realidade atual, após Reforma Psiquiátrica, assim como Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, que sofreu muitas transformações emergindo de um hospital que atuava no campo das doenças transmissíveis (tuberculose) para as doenças crônicas cardiovasculares. Por fim, momento para conhecer o processo de Educação Permanente municipal e estadual, oportunizando capacitações de acordo com a realidade dos profissionais de saúde, permitindo à práxis. A partir desse estágio transforma-se a forma de entender o funcionamento do sistema, uma vez que esse momento possibilitou uma reflexão acerca da sistematização das ações no SUS, ressaltando a importância do VER-SUS que permite ao estudante universitário conhecer as ações realizadas para alcançar a construção de uma saúde integral, igualitária e universal, assim como ir além das salas de aula adentrando na realidade das comunidades, contribuindo significativamente na sua formação acadêmica e cidadã. Descritores: VER-SUS; Sistema de Saúde; Formação acadêmica.