Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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VER-SUS CONSTRUINDO CENÁRIOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM SAÚDE COLETIVA
Pedro Vinicius Silva dos Santos, Regielly Candido da Silva

Resumo


Caracterização do Problema: Alicerçado na Política de Educação Permanente em Saúde, o VER-SUS é uma estrategia de qualificação da formação dos profissionais de saúde proposta pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Unida e colaboradores com a perspectiva de fortalecer o papel do estudante no processo de transformação do sistema de saúde, do despertar político enquanto construtores e multiplicadores de novas práticas sociais através da vivência no território, o enfrentamento conjunto das dificuldades considerando a transcomunicação das profissões envolvidas. Descrição da Experiência: Formaram-se comissões regionais que pudessem através de parcerias oferecer cenarios de ensino-aprendizagem e propostas pedagógicas articulados aos princípios e diretrizes do SUS promovendo integração ensino-serviço. Para o VER-SUS/MS formaram-se dezoito grupos distribuídos em dez municípios. Ao final de cada dia de vivência cada componente do grupo deveria alimentar o portfolio que ficaria disponível na plataforma. Efeitos Alcançados: As vivências do VER-SUS nos tiraram da posição de observadores produtores de críticas não pautadas em parâmetros reais, baseadas no senso comum estereotipado de um sistema que apesar de permear todas as esferas da nossa vida era considerado um problema que fugia de nossa responsabilidade, competindo apenas ao Estado cumprir seu dever de mantenedor do sistema, nos esquecendo que além de direitos de usuários, também temos deveres enquanto profissionais-cidadãos. O trabalho em equipe nos fez perceber o quanto essa estratégia traz, de maneira muito mais eficiente e resolutiva, respostas às necessidades do usuário. Recomendações: Levaremos assim, a visão do SUS enquanto espaço de constante aprendizagem podendo estimular e apoiar o diálogo entre as profissões, a articulação e a formação de parcerias entre as IES além dos serviços de saúde buscando sempre a qualidade na graduação. A partir desta perspectiva em saúde coletiva, estaremos construindo uma formação técnica e ao mesmo tempo humanista, de profissionais que assumam o seu papel enquanto protagonistas da implementação efetiva do SUS descentralizado, universal, integral e que garante a participação social.