Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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VER-SUS PAMPA E A IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Denise Maia Leao, Maria de Lourdes Custódio Duarte

Resumo


Caracterização do problema: O VER-SUS Estágios e Vivências na Realidade do SUS pode ser compreendido como um instrumento de inserção na política estudantil e dos movimentos sociais, a partir da inserção de graduandos de diversos cursos na rede de serviços de saúde de um determinado local. Propicia a conseqüente, formação acadêmica dos estudantes para o Sistema Único de Saúde, no qual tem a possibilidade de obter um conceito ampliado de saúde. O VER-SUS apresenta-se como potencial formador de enfermeiros e profissionais de saúde que serão capazes de atuar em consonância com os princípios e diretrizes do SUS1, promovendo o debate entre a academia e os serviços, durante o processo formativo, estimulando pontos de vista crítico, reflexivo, democrático e participativo na consolidação do SUS. Descrição da experiência: Experiência vivenciada em Uruguaiana/RS e em Alegrete por um grupo de 10 estudantes universitários da área da saúde, de três universidades da região sul Brasil no VER-SUS PAMPA As atividades compreenderam a participação em reuniões com gestores e do Conselho Municipal de Saúde, roda de conversa com movimentos sociais, observação dos atendimentos em saúde e relato diário em portfólio reflexivo. Ao percorrer as UBS e PSFs do município de Uruguaiana observaram-se esforços de inovação nas práticas de saúde e profissionais desmotivados nos serviços de saúde vindos de graduações afastadas da dinâmica do trabalho em saúde1, desprovidos de políticas qualificadoras de seu trabalho. Destaca-se o protagonismo estudantil nos debates acerca do SUS. Efeitos alcançados: A vivência proporcionou aos alunos imergir em um universo de saberes populares e científicos1, 2, fornecendo a oportunidade de experiênciar, uma nova maneira de contemplar a realidade2. No contexto da formação em saúde, as vivências e os estágios realizados foram importantes para minimizar o preconceito dos estudantes sobre o sistema. As atividades permitiram a aproximação com as comunidades, e a reflexão sobre os equipamentos sociais que existem na atenção à saúde da população2. Recomendações. Percebe-se no VER-SUS possibilidades para reorganizar a formação de saúde com enfoque na pessoa humana, sem distanciá-la da necessidade de atender as práticas de saúde pautada no SUS. Constata-se uma dissonância entre o ensino problematizador do VER-SUS e o da universidade. Cabe salientar a importância das universidades principalmente as publicas aumentar seus esforços para a formação de profissionais de saúde competentes e críticos para atuar no SUS, tornando inseparável a relação teoria/prática.