Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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VER-SUS RECIFE: Uma experiência do processo de formação em saúde articulando ensino, gestão, atenção e participação social
Danielle Christine Moura dos Santos, Juliana Maria Moura Nascimento, Karen Larissa Gomes da Silva, Cíntia Maria da Cunha Albuquerque, Suzana Santos Libardi, Marcela de Ataíde Batista, Maria Salete Bessa Jorge

Resumo


Caracterização: O projeto de Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde – VER-SUS/Brasil tem o objetivo de promover a integração de estudantes de graduação de 14 cursos da área da saúde, à realidade da organização dos serviços nos aspectos de gestão do sistema, estratégias de atenção, o exercício do controle social e os processos de educação em saúde. A primeira edição ocorreu em 2004 em diversas cidades do país. Descrição da experiência: Este trabalho busca relatar a experiência do VER-SUS Recife, realizado em novembro de 2004, com a participação de 33 estudantes diferentes cidades do Brasil. A seleção ocorreu por meio das comissões organizadoras locais. O VER-SUS recife foi organizado pelo movimento estudantil (ME) local em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Recife. Os estudantes permaneceram durante 15 dias alojados em conjunto para promover a imersão no projeto e a prática multiprofissional. Havia representantes dos cursos de enfermagem (9), psicologia (8), fisioterapia (6), serviço social (3), fonoaudiologia (3), economia doméstica (1), medicina (2), biologia(1) Foram divididos em 06 grupos, de acordo com o número de Distritos Sanitários do município. Cada grupo era liderado por um facilitador, militante do ME e membro da comissão local. As vivências ocorreram na rede de atenção a saúde do município e com movimentos sociais locais. Durante o dia cada grupo realizava visitas aos diferentes serviços da rede, e a noite todos os grupos se reuniam em uma grande roda para discussão das vivências; participação em dinâmicas de integração e reflexão e estudos de textos. Efeitos alcançados: A vivência contribuiu para o amadurecimento da prática multiprofissional; Contribui para a compreensão do conceito ampliado de saúde e redes de atenção; Promoveu o debate do processo de formação em saúde e educação permanente no contexto da gestão, da atenção a saúde e da participação social. Recomendações: A continuidade do projeto poderá promover o compromisso dos participantes com o processo de trabalho em defesa da vida no SUS, sensibilizando gestores, trabalhadores e instituições formadoras para discussão de práticas relacionadas à educação permanente em saúde.