Tamanho da fonte:
VER-SUS Rio de Janeiro sob o olhar dos facilitadores - relato de experiência
Resumo
Caracterização do Problema: Este relato refere-se à experiência de 10 facilitadores do VERSUS no estado do Rio de Janeiro. As 10 turmas do estado tiveram entre 10 a 12 dias de vivência e foram distribuídas nos municípios de Rio Bonito, Três Rios, Petrópolis, Volta Redonda, Piraí e Rio de Janeiro. Descrição da experiência: As experiências vividas em cada turma foram singulares, embora mantendo algumas semelhanças. Antes do início da vivência, os facilitadores participaram do Seminário Preparatório, montado pela Comissão Estadual, onde houve a oportunidade de ter o primeiro contato com o projeto, participar de discussões teóricas sobre temáticas relacionadas às vivências e conhecer suas responsabilidades enquanto facilitadores. Após as imersões em cada iniciativa, os facilitadores reuniram um conjunto de propostas para melhorar as próximas edições do projeto e construíram listas de e-mails e espaços em redes sociais para manutenção do contato e diálogo entre os estudantes. Efeitos alcançados: O grupo considera ter atingido os objetivos propostos pelo VER-SUS, principalmente no que se refere a fazer com que os estudantes discutissem e problematizassem as realidades de saúde vivenciadas. Também é importante ressaltar que o VER-SUS foi percebido enquanto um movimento de luta pela saúde pública que extrapola os 10 a 12 dias de estágio, propiciando articulações com outras entidades, como a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, mesas de debates com temas que foram significativos durante a vivência, maior interação com os campos de vivência para o retorno das percepções estudantis e uma iniciativa para se discutir o SUS nas escolas de ensino médio. Recomendações: A fim de potencializar o VER-SUS enquanto uma iniciativa inovadora no processo de formação profissional em saúde, o grupo de facilitadores propõem as seguintes ações: maior integração dos gestores, estudantes e acadêmicos na organização do projeto que deve ser entendida como uma oportunidade de reunir academia e serviço; aperfeiçoar a divisão e funções dentro de cada comissão estadual de trabalho; inserir dias de vivência com caráter teórico-expositivo em forma de debate; discutir amplamente a programação a fim de que o objetivo de se compreender o trabalho em rede de atenção à saúde, em seus variados níveis, seja contemplado; aproximar os facilitadores previamente dos campos de prática a fim de estreitar os laços com os profissionais e melhorar a comunicação e divulgação do projeto.