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VER-SUS um relato de experiência: Discutindo a Formação Profissional em Saúde
Resumo
O presente trabalho vem promover reflexão a respeito do estágio de vivência realizado no VER-SUS que oportuniza vivências e experimentações da realidade na área da saúde possibilitando a formação de profissionais críticos e comprometidos com os princípios e diretrizes do SUS. O resumo parte de uma experiência de estágio ocorrido na cidade de Alegrete, tendo em vista as discussões realizadas em grupo pelos participantes acerca da formação profissional. Os grupos foram sistematizados por meio de rodas de conversa com os profissionais das áreas técnicas da secretaria de saúde com debates e discussões entre o grupo de acadêmicos sobre temáticas relacionadas a saúde. Foram realizadas visitas a rede básica de atenção e os movimentos sociais. O trabalho teve como suporte o Método Dialético-Crítico, que visa analisar os dados, desvelando as interconexões entre os fenômenos, em que o “instrumento de análise enquanto método de apropriação do concreto pode ser entendido como crítica” (GADOTTI, 2003, p. 30) O projeto ocorreu durante os dias 29 de Janeiro a 10 de Fevereiro de 2012. Contou com a participação de 11 estudantes de diferentes cursos da área da saúde tais como Enfermagem, Serviço Social, Psicologia, Farmácia e Fisioterapia. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a realidade do SUS e dialogar com os profissionais, usuários e lideranças sociais, refletindo sobre as fragilidades das rede como déficit na formação profissional; o reconhecimento da distância entre gestores e profissionais, a relevância da Política de Educação Permanente e potencialidades da rede de atenção à saúde do município. Estas visitas possibilitaram aos acadêmicos uma analise sobre as relações de trabalho estabelecidas nos ambientes de trabalho, relação hierárquica de saberes, também a fragilidade da pratica profissional e a necessidade de uma educação permanente em saúde para que estes não se tornem profissionais engessados reafirmando assim a importância do quadrilátero da formação para a área da saúde: Ensino, Gestão, Atenção e Controle Social que propõem formar profissionais propositivos e comprometidos que tenha a possibilidade de promover mudanças através de sua intervenção. Considera-se de suma importância a realização de estágios de vivencias no SUS para fortalecimento da formação de acadêmicos da área da saúde. Estar em contato prévio com a realidade de atuação pode possibilitar a criação de formas diferentes de intervenção. É notório que qualquer estratégia deve pressupor busca constante de conhecimentos para que o mesmo venha auxiliar no agir profissional uma vez que orientar que o SUS é direito de todos, constitui um desafio constante.