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VER-SUS/Brasil no município de Petrópolis
Resumo
INTRODUÇÃO: O Estado do Rio de Janeiro é composto por 92 municípios, divididos em oito regiões geográficas. A Região Serrana possui 16 municípios, dentre estes Petrópolis, que por sua vez, é formado por 5 distritos: Petrópolis, Cascatinha, Itaipava, Pedro do Rio e Posse, distribuídos em 796 km². Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município apresenta 295.917 habitantes e 55 unidades de saúde próprias representando 40,7% do total de estabelecimentos da cidade. Vivências e Estágios na realidade do Sistema Único de Saúde – VER-SUS é uma proposta criada pelo Ministério da Saúde que busca ser um espaço para imersão dos estudantes na realidade das redes de atenção à saúde, buscando entender como acontece o funcionamento e gestão dessas redes assim qualificando-os como futuros profissionais aptos para ingressar no SUS comprometidos ético e politicamente com as necessidades da população. OBJETIVO: Vivenciar a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Petrópolis em um grupo de acadêmicos de várias áreas de formação, para a crítica do funcionamento do Sistema Local. MÉTODO: Através de visitas acompanhadas do representante local, os alunos participantes visitavam as unidades de saúde do município cumprindo a programação do estágio. RESULTADOS: Os principais problemas encontrados no sistema de saúde do município dizem respeito à falta de um sistema informatizado para facilitar ao usuário a marcação de exames, sendo assim, o usuário deve entrar em contato através de uma central telefônica ou ir até a sede da Secretaria Municipal de Saúde. O outro é a abrangência da Estratégia de Saúde da Família (ESF) que atende somente a 42% da população, o que pode demonstrar uma falta de projetos para a substituição do modelo tradicional de medicina curativa por um modelo de medicina de prevenção. Com relação à realização do projeto no âmbito de educação e inserção dos estudantes no SUS é importante ressaltar o enriquecimento na formação profissional e política dando embasamento para criação de futuros profissionais que vão atuar como agentes criadores e modificadores das práticas sociais. CONCLUSÃO: A oportunidade única de vivenciar como funciona o SUS e discutir como os princípios e diretrizes estão sendo aplicados, em um grupo formado por acadêmicos de diferentes áreas de conhecimento demonstrou ser de grande importância para o amadurecimento profissional de todos os envolvidos.