Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Parceria ensino-serviço: avaliação do curso Proformar – Rio
Elisete Casotti, Nataly Damasceno, Márcia Valéria Leal, Marcela Abrunhos, Marcus Vinicius Ferreira, Luiz Felipe Pinto, Daniel Soranz

Resumo


O Proformar-Rio, viabilizado por meio da parceria entre Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC) e Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), certificou 950 agentes de vigilância em saúde (AVS), de forma descentralizada, entre 2010 e 2011. A estrutura do curso foi baseada em três unidades de aprendizagem: Vigilância em Saúde; Trabalho, condições de vida e situação de saúde e Promoção e proteção da saúde, reunindo sete unidades temáticas. A metodologia de escolha foi reconstrutiva e problematizadora, desafiando os alunos e os tutores a aprender a partir de situações concretas de vida. O curso mobilizou inicialmente a inscrição de 1408 alunos, 47 tutores (um por turma), em torno de 60 docentes especialistas e um grupo de supervisores. Ao final do curso, em 2011, foram certificados um total de 950 agentes de vigilância em saúde. O objetivo deste trabalho é descrever a avaliação do curso por parte de cada segmento que interagiu com o processo formador, sendo: alunos; tutores e docentes e supervisores. Foram construídos três questionários eletrônicos com a tecnologia do Google Docs, um para cada segmento, que foram disponibilizados via email e respondidos on line. Nos formulários destinados aos docentes/supervisores e aos tutores destacam-se em comum questões relativas à suficiência da carga horária, ao envolvimento dos alunos, ao apoio dado pela gestão e aos possíveis motivos que explicariam a taxa de evasão experimentada no curso. Questões relativas ao material didático, à qualificação das discussões sobre a prática da vigilância em saúde, a avaliação sobre a expectativa de melhoria da prática profissional do AVS, a suficiência do modelo de tutoria proposto e sua supervisão foram encaminhadas exclusivamente para os tutores. Aos alunos certificados foram direcionadas perguntas sobre a adequação do material didático, a metodologia proposta e sua capacidade de favorecer a aprendizagem, avaliação da contribuição dos tutores e docentes, a possibilidade de equacionar a carga horária do curso com a do trabalho, aquisição de novos conhecimentos, a contribuição do curso para o desenvolvimento pessoal e para a rede de vigilância e, se indicariam o curso para aqueles que não tiveram a oportunidade de cursá-lo. Apenas 2 docentes/supervisores responderam ao questionário proposto, não sendo possível a avaliação deste segmento. Entre os tutores foram obtidas 40 respostas do total de 47 tutores (85%). 70% (28) dos tutores consideraram a liberação da carga horária para o exercício da tutoria plenamente satisfatória ou satisfatória, 27,5% (11) consideraram pouco satisfatória. O comprometimento dos alunos foi avaliado positivamente (Plenamente satisfatório ou satisfatório) por 77,5% (31) dos tutores e foi considerado pouco satisfatório por 22,5% (9). A avaliação crescimento dos alunos nas discussões sobre a prática da vigilância em saúde no decorrer do curso foi considerada plenamente satisfatória ou satisfatória por 92,5% dos tutores (37%) e pouco satisfatória por 5% (2). 75% dos tutores avaliam a contribuição do curso para a melhoria no processo de trabalho dos agentes de vigilância muito significativa ou significativa e 25% (10) consideram pouco significativa. Em relação ao apoio por parte da gestão da SMSDC, 67,5% (27) considerou muito significativa ou significativa e 30% (12) pouco significativa. A supervisão da EPSJV foi considerada muito significativa ou significativa por 92,5% (37) dos tutores e pouco significativa por 7,5% (3). O modelo de tutoria foi bem avaliado por 92,%% (37) dos tutores (Muito significativa ou significativa). O material utilizado foi considerado plenamente adequado ou adequado por 90,0 % (36) dos tutores e pouco adequado por 10,0% (4). Do total de alunos que concluíram o curso, 220 (23,2%) responderam ao questionário todas as áreas programáticas foram representadas com uma participação de aproximadamente 20% do total de alunos. No que diz respeito à metodologia utilizada pelo curso, 20,5% (45) dos alunos afirmam ter sempre facilitado a aprendizagem, 52,7% (116) com muita frequência, 25% (55) com pouca frequência e 1,8% (4) acreditam nunca ter facilitado. 80,3% (177) dos alunos apontam que o conteúdo proposto pelo curso, sempre ou com muita frequência, ampliou sua visão sobre a vigilância em saúde, 18,6% (41) com pouca frequência e menos de 1% (2) acreditam não ter havido ampliação. Quanto à participação dos docentes no desenvolvimento dos conteúdos do curso, 93,6% (206) dos alunos consideraram muito satisfatória ou satisfatória, 5,5% (12) consideraram pouco satisfatória e menos de 1% (2) considerou insatisfatória. Em relação ao material utilizado, 75% (165) afirmam ter sido sempre ou com muita frequência de fácil compreensão, 22,7% (50) apontam pouca frequência na facilidade de compreensão e 2,3% (5) nunca ter sido de fácil compreensão. A avaliação da suficiência da carga horária para o aprendizado dos diversos conteúdos aponta que 73,6% (162) dos alunos consideraram sempre ou com muita frequência adequada, 24,1% (53) com pouca frequência e 2,3% (5) nunca. 70,9% (156) dos alunos referem ter conseguido sempre ou com muita frequência conciliar a carga horária do curso com o desenvolvimento do seu trabalho, 26,8% (59) relatam ter conseguido conciliar com pouca frequência e 2,3% relatam não ter conseguido conciliar. A contribuição do curso para o exercício profissional foi considerada muito satisfatória ou satisfatória por 81,8% (180) dos alunos, pouco satisfatória por 14,1% (31) e insatisfatória por 4,1% (9). Na avaliação da contribuição do curso para a melhoria do processo de trabalho da vigilância em saúde na SMSDC, 81,8 % (180) consideraram Muito satisfatória ou satisfatória, 14,1% (31) considerou pouco satisfatória e 4,1% (9) considerou insatisfatória. Ao avaliar o desenvolvimento do trabalho de campo em relação a aquisição de novos conhecimentos, 89,1% (185) dos alunos consideraram muito satisfatório ou satisfatório, 13,6% (30) considerou pouco satisfatório e 2,3% (5) insatisfatório. A avaliação da participação do tutor no desenvolvimento das atividades e conteúdos propostos pelo curso demonstra que 80,9% (178) dos alunos ficaram muito satisfeitos ou satisfeitos, 10,5 % (23) demonstrou pouca satisfação e 8,6% (19) demonstrou insatisfação. Ao serem questionados quanto a possibilidade de indicarem o Proformar para agentes que ainda não cursaram, 82,3% (181) afirmam que indicariam, 4,5% (10) afirmaram que não indicariam e 13,2% (29) referiram dúvida quanto à indicação. Os resultados apontam uma avaliação positiva por parte dos alunos, sendo bem avaliado em todos os quesitos por mais de 70% dos alunos como satisfatório e recomendável para a formação de novos agentes. Por parte dos tutores verifica-se uma avaliação positiva da contribuição do curso para a formação e pratica dos Agentes de vigilância, verificando-se também uma avaliação positiva do curso em relação ao conteúdo, material e apoio.