Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: LUZ, CÂMERA E AÇÃO.
Estela Maris Gruske Junges, Fabiano Barnart, Raíssa Barbieri

Resumo


Caracterização do problema: O Projeto Vivências e Estágios na realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS), realizado a partir da parceria entre a Prefeitura do Rio de Janeiro e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS / Bacharelado em Saúde Coletiva oportunizou a 15 estudantes de sete cursos diversos da área da saúde relacionar conteúdos de natureza teórica sobre o SUS, aprendidos na academia, com a prática do sistema de saúde no município do Rio de Janeiro. Dentre as diversas vivências, destaca-se a oficina de fotografia em que os viventes olharam para o sistema a partir de uma nova ótica. Descrição da experiência: O projeto foi desenvolvido na cidade do Rio de Janeiro no período que compreende a 16 a 30 de janeiro de 2011. Dentre esse período foi realizada a oficina de fotografia com o fotógrafo Peter Llicciev que trabalhou a parte teórica com os acadêmicos no hotel Granada. Foram passadas noções de enquadramento, luz, foco, ética e argumento para conseguir registrar o nosso olhar sobre o objeto proposto. Após a parte teórica os acadêmicos fizeram uma saída de campo para o bairro Santa Tereza com o objetivo de treinar e aprimorar a prática de manuseio da máquina. Assim como também, foram cenários das fotografias as Novas Clínicas de Saúde da Família, as Academias Cariocas, as Unidades de Pronto Atendimento e os demais ambientes e setores da Atenção Primária. Efeitos alcançados: Os acadêmicos escolheram algumas fotos que podem expressar seu olhar sobre a questão de gênero, no qual se destaca as que demonstram situações de desigualdades que existe entre homens e mulheres na nossa sociedade. Essas fotografias foram expostas no Seminário Internacional ROTAS CRÍTICAS III: Situações Limite Decorrentes de Violência de gênero. Tal exposição foi uma tentativa de dar visibilidade para essas questões e proporcionar uma oportunidade de reflexão para os observadores e uma mudança de paradigma frente às formas de discriminação que atinge as mulheres. Recomendações: Os projetos de vivência – tecnologia que objetiva integrar a academia e o serviço – precisam ser ampliados a fim de melhorar a formação acadêmica dos estudantes e de proporcionar reflexões na sociedade.