Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Vivenciando experiências na realidade do SUS no extremo sul do país
Beatriz Antunes, Michele Carla Nadal, Maria José Santos Oliveira, Marcos Aurélio Lemões, Isabel Abreu Esteves

Resumo


Caracterização do problema: O projeto VERSUS – Extremo Sul do Brasil, teve intuito de proporcionar a proximidade e o maior conhecimento do funcionamento do SUS, por acadêmicos da área da saúde e outras áreas afins através de práticas dialógicas, estratégicas, e visitas a ação comunicativa entre os participantes, pensando os rumos do nosso Sistema Único de Saúde e o papel dos estudantes, futuros profissionais neste contexto. Essas vivências emergem do movimento estudantil, que está cada mais inserido na sociedade e preocupado com o bem estar social. Segundo Bilibio (2009), as vivências no SUS buscam promover a integração dos estudantes à realidade da organização dos serviços, levando-se em consideração a gestão do Sistema, as estratégias de atenção e os processos de educação na saúde, tendo como referência ética os princípios da universalidade e da integralidade. Este trabalho tem o objetivo de relatar as experiências vivenciadas pelos estudantes no VER-SUS Extremo Sul- Brasil. Descrição da experiência: A vivência do VER-SUS Extremo Sul ocorreu no período de 2 de fevereiro a 14 do mesmo mês, contou com acadêmicos de diferentes cidades e cursos. Os municípios realizados a vivência foram São Lourenço do Sul, Pelotas, Jaguarão, Arroio do Padre e Canguçu, os serviços visitados estão o Conselho Municipal de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial, Unidade Básica de Saúde, movimentos sociais, unidades hospitalares entre outros. Aliávamos as discussões, vídeos, filmes e dinâmicas que davam suporte aos debates e visitas que se seguiam. Efeitos alcançados: Dentro desses espaços foi possível identificar a gestão em serviço, encontro com gestores, trabalhadores e usuários do Sistema e docentes dos cursos da área da saúde, sendo possível provocar reflexões acerca do papel do estudante como agente transformador da realidade social. A interação de estudantes propiciou a todos um amadurecimento da prática multiprofissional e interdisciplinar, bem como fortalecer vínculos de forma a promover o bem estar da população, com vistas às diretrizes do SUS. Recomendações: Não foi raro perceber a vontade de todos em conhecer melhor o SUS, vivenciar mais sobre o mesmo, saber e conhecer mais serviços, bem como discutir em seus grupos tudo que estava acontecendo ao seu redor. A interação entre os estudantes foi muito grande, após o término da vivência foi pactuado entre todos os versusianos de dar continuidade no projeto em suas cidades, proporcionando assim uma formação voltada para o Sistema Único de Saúde.