Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Vivenciando o Sistema Único de Saúde no município de Arapiraca-Al
Wanessa Lima Bispo, Danielle Souza, Alessandra de Sousa Martins, Mariana Santos, Tamara Rodrigues, Williane Tavares, Maria Edna Bezerra da Silva

Resumo


Introdução: Vivenciar a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) é imprescindível para a formação de profissionais de saúde que tenham uma postura crítica e reflexiva a respeito das condições de vida da população, permitindo a sua atuação em ações de promoção e manutenção da saúde e prevenção de doenças. O Projeto “Vivência no SUS de Alagoas” promovido pelo Núcleo de Saúde Pública (NUSP), órgão de apoio acadêmico da FAMED/UFAL, no período de 18 a 29 de julho de 2011, proporcionou aos estudantes o conhecimento da realidade do SUS, nos diversos municípios aos quais foram destinados, a observação, conhecimento e participação de ações nas unidades básicas de saúde tanto urbana quanto rural e nos outros serviços de saúde ofertados no município, através de uma perspectiva multiprofissional. A cidade da qual falamos é Arapiraca que detém o título de cidade modelo. O sistema municipal de saúde é composto por 51 unidades públicas, 29 conveniadas, prestando serviço de atenção à saúde da população local e referenciada de acordo com o Plano Diretor de Regionalização, sendo priorizada a atenção básica através de 50 equipes de Saúde da Família. Métodos: Discentes dos cursos de graduação em educação física, enfermagem, farmácia e nutrição da Universidade Federal de Alagoas-UFAL foram selecionadas para participar do projeto de extensão“Vivência no SUS de Alagoas”promovido pelo Núcleo de Saúde Pública (NUSP). Num primeiro momento, antes de seguir para o município de Arapiraca as coordenadoras do projeto realizaram, nos dias 14 e 15 de julho, oficinas com palestras, as quais proporcionaram momentos de interações entre os participantes, fornecimento de materiais para os portfólios e informações necessárias para o período de vivência. Resultados: A Vivencia no Projeto proporcionou condições favoráveis para o desenvolvimento do senso crítico e reflexivo dos discentes, contribuindo com a formação de um futuro profissional não apenas voltado para os aspectos biológicos, mas, sobretudo, para o contexto social e político que interfere e interage fortemente com os problemas de saúde da população. A coleta de dados para a elaboração deste relatório se deu através de documentos cedidos pela secretária de saúde de Arapiraca como a lei orgânica municipal e plano/ relatório de gestão, diários de campo dos discentes onde foi analisado a visão de cada integrante deste grupo, fotografias, entrevista com os usuários, relatos dos profissionais, visitas as unidades de saúde e a secretária de saúde e seminários, onde pudemos conhecer dados epidemiológicos do município. As atividades que realizamos no projeto foram de extrema importância para conhecermos o real funcionamento do SUS. Em alguns momentos vimos que o sistema realmente funciona, como as visitas dos agentes, o trabalho do NASF, o trabalho do CEMFRA e outros centros que trabalham como podem e com o que tem. Mas em outros momentos nós vimos precariedade e descaso como as Unidades Rurais que trabalham sob condições mais difíceis e são mais negligenciadas que as Unidades Urbanas.