Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Vivências do VER-SUS em São Gabriel do Oeste
Ana Rita Dias Rodrigues, Silvana Melgarejo de Melo, Rayssa Pereira Nacasato, Jackeline Sousa da Silva, Lucas Bianchi Nunes, Vinicius Santos Sanches

Resumo


Introdução: Vivência e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde, programa conhecido por VER-SUS, é uma estratégia conjunta entre Ministério da Saúde, movimentos estudantis e a Rede Unida que visa à aproximação e preparação de estudantes universitários para o SUS. A experiência do estado de Mato Grosso do Sul (MS) ocorreu no período entre 05 a 16 de Fevereiro de 2012. A equipe do Município de São Gabriel do Oeste foi composta por seis acadêmicos. Descrição: O grupo constituiu-se por dois acadêmicos do curso de Fisioterapia, três de Enfermagem e um de Odontologia, de três diferentes Instituições de Ensino Superior de Campo Grande – MS. O destino da vivência foi o município de São Gabriel do Oeste - MS. A vivência foi organizada de maneira a contemplar a integralidade dos serviços disponíveis na rede e incluíram instituições focadas para grupos específicos como APAE (crianças com necessidades especiais), Kolping (destinadas a crianças e adolescentes) e Associação Unidos da Feliz Idade (destinadas aos idosos), e serviços de Unidades de Atenção Básica da Família (UBSF), Assentamentos, Hospital Municipal, além dos Centros de Especialização. As atividades basearam-se no conhecimento do local e suas instalações, conversas com usuários do serviço e profissionais da rede e reuniões com o Conselho Municipal de Saúde, com a Câmara dos Vereadores e Secretaria Municipal de Saúde. Os conteúdos das discussões eram voltados à gestão, financiamento, demandas locais, estratégias utilizadas para acolhimento da população, fluxo do atendimento e serviços oferecidos. No fim de cada atividade o grupo discutia sobre a realidade encontrada no decorrer da vivência e alimentavam o ambiente virtual, proposto pelo programa, através de portfólios e fóruns, concluindo as atividades diárias. Impactos: A partir do programa, foi possível identificar a diferente realidade da saúde do município, principalmente sobre estruturas físicas e quantidade de profissionais na rede. Os discentes tiveram a oportunidade de conhecer métodos e estratégias, incorporadas por profissionais das demais Unidades de Saúde, para contemplar de forma integral o real perfil da população. As dificuldades e as burocracias encontradas no serviço público de saúde também foram observadas pelos acadêmicos, o que possibilitou a estes uma visão mais ampla sobre o sistema, incentivando-os a atuar, futuramente, da maneira mais resolutiva possível. Considerações Finais: O acadêmico versusiano certamente carrega uma visão diferente após a vivência, pois interioriza uma vertente diferenciada do SUS, observa o lado burocrático que antecede a rede, passa a conhecer e compreender o lado do usuário e do profissional, desenvolve o senso comum e se sente motivado a atuar com o multi e interprofissionalismo.