Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO: VIVENTES EM SAPUCAIA DO SUL
Estela Junges, Barbara Andres, Acza da Silva, Barbara da Silva, Cândice Bolzan, Leonardo Rodrigues Piovesan, Maribel Renata Fachinetto, Paula Debus, Priscila Silva, Rafael Dall'Alba, Talita Donatti

Resumo


Caracterização: O Projeto Vivências e Estágios na realidade do Sistema Único de Saúde (VERSUS) é uma proposta do Ministério da Saúde em parceria com os gestores locais, e com outras entidades, com objetivo de contribuir para o amadurecimento da prática multiprofissional e interdisciplinar. Descrição da experiência: O projeto foi desenvolvido na cidade de Sapucaia do Sul – Rio Grande do Sul, no período que compreende a 06 a 15 de fevereiro de 2012 a partir da ótica de 11 estudantes dos cursos de graduação Saúde Coletiva, Enfermagem, Educação Física, Fonoaudiologia, medicina e Nutrição,que se inseriram na rede de saúde do município, entendendo-a de forma ampliada, não apenas como a articulação dos serviços, mas destes na relação com a rede e com os usuários residentes no município. Conheceu-se a gestão local, representada pela Secretaria de Saúde e seus programas de Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF e de Apoio Institucional, as Unidades Básicas de Saúde e as Estratégias de Saúde da Família, a rede de atenção secundária e terciária, representada pelo Hospital municipal, Conselhos Local e Municipal de Saúde, Centro de Saúde Mental e CAPS álcool outras drogas e a Vigilância em Saúde.Além das vivências nesses espaços, houveram espaços de discussões teórico práticas, onde os alunos puderam compartilhar suas experiências e discutir sobre assuntos como rede e território, redução de danos, controle social, apoio institucional, dentre outros. Efeitos alcançados: O projeto aproximou os estudantes de graduação com o Sistema Único de Saúde incentivando a convivência multiprofissional e o protagonismo estudantil, além de provocar aos viventes a reflexão do seu papel como agente construtor e modificador das práticas sociais. As vivências foram discutidas em rodas de conversas durante a aplicação do projeto e os relatos individuais foram registrados na ferramenta virtual, portfólio. Recomendações: Ampliar os dispositivos de aproximação dos estudantes de graduação com o Sistema Único de Saúde e promover que o Movimento Estudantil faça parte da construção das próximas vivências.