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VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO: VIVENTES EM SAPUCAIA DO SUL
Resumo
Caracterização: O Projeto Vivências e Estágios na realidade do Sistema Único de Saúde (VERSUS) é uma proposta do Ministério da Saúde em parceria com os gestores locais, e com outras entidades, com objetivo de contribuir para o amadurecimento da prática multiprofissional e interdisciplinar. Descrição da experiência: O projeto foi desenvolvido na cidade de Sapucaia do Sul – Rio Grande do Sul, no período que compreende a 06 a 15 de fevereiro de 2012 a partir da ótica de 11 estudantes dos cursos de graduação Saúde Coletiva, Enfermagem, Educação Física, Fonoaudiologia, medicina e Nutrição,que se inseriram na rede de saúde do município, entendendo-a de forma ampliada, não apenas como a articulação dos serviços, mas destes na relação com a rede e com os usuários residentes no município. Conheceu-se a gestão local, representada pela Secretaria de Saúde e seus programas de Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF e de Apoio Institucional, as Unidades Básicas de Saúde e as Estratégias de Saúde da Família, a rede de atenção secundária e terciária, representada pelo Hospital municipal, Conselhos Local e Municipal de Saúde, Centro de Saúde Mental e CAPS álcool outras drogas e a Vigilância em Saúde.Além das vivências nesses espaços, houveram espaços de discussões teórico práticas, onde os alunos puderam compartilhar suas experiências e discutir sobre assuntos como rede e território, redução de danos, controle social, apoio institucional, dentre outros. Efeitos alcançados: O projeto aproximou os estudantes de graduação com o Sistema Único de Saúde incentivando a convivência multiprofissional e o protagonismo estudantil, além de provocar aos viventes a reflexão do seu papel como agente construtor e modificador das práticas sociais. As vivências foram discutidas em rodas de conversas durante a aplicação do projeto e os relatos individuais foram registrados na ferramenta virtual, portfólio. Recomendações: Ampliar os dispositivos de aproximação dos estudantes de graduação com o Sistema Único de Saúde e promover que o Movimento Estudantil faça parte da construção das próximas vivências.