Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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LUZ, CÂMERA, HUMANIZAÇÃO: O AUDIOVISUAL NO ENSINO DO SUS
Tatiana Oliveira Novais, Renato Cirino, Gustavo Adolfo Mendes, Monarko Nunes Azevedo, Diego Vinicius Gonçalves Santana, Bruna dos Santos Oliveira, Lucas Raineri Capeletti, Thais Ramos Cerchi, Danilo Pereira da Silva, Kamonn Cardoso Martins, Leandro Brambilla Martorell, Simone Caetano, Vânia Cristina Marcelo, Poliana Oliveira Novais, Thais Falcão, Vasconcelos Neto, Maria Goretti Queiroz, Maria Fatima Nunes

Resumo


INTRODUÇÃO O ensino da Saúde Coletiva e do Sistema Único de Saúde (SUS) muitas vezes não é atrativo e é marginalizado pelos estudantes e professores de outras áreas. Assim, como estratégia buscou-se inspiração na Geração Imagética, com a implementação do uso de produção de vídeos, visto ao grande acesso aos dispositivos audiovisuais, da sua aceitação dentro das novas gerações e da facilidade de comunicação. Assim, na intencionalidade de produzir sentidos e inovar foram realizadas duas estratégias: uma disciplina de núcleo livre, com estudantes de diferentes cursos, intitulada: Luz, Câmera, HumanizAção: Bastidores da Saúde, e um festival de “Produção Audiovisual do Ensino-Serviço-Comunidade: Ensino, Serviço e Comunidade no mesmo rolo”, apelidada de PAVESCO, é um projeto de extensão da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás, que acontece desde 2009. A PAVESCO é organizada por um coletivo de estudantes de diferentes cursos, professores da UFG e parceiros externos (como Balacobaco Produções, Universidade Estadual de Goiás e Coletivo de Cinema Latino Americano – Perroloco). Todos comprometidos e dispostos a trazer diferentes formas para mostrar o que tem ocorrido nos serviços de saúde, no ensino e na comunidade e por algumas parcerias. OBJETIVOS Estas ações têm como objetivos: Motivar o protagonismo estudantil e desenvolver habilidades de comunicação, liderança e trabalho em equipe; Valorizar e incentivar a divulgação de experiências que envolvam o ensino, serviço e comunidade; Inovar na avaliação do ensino, gestão e serviço prestado à comunidade; Contribuir com a formação dos participantes, considerando as habilidades de comunicação e liderança; Possibilitar ao participante uma visão mais humanizada e enfatizando a percepção e respeito ao "outro"; Incentivar o uso de ferramentas audiovisuais como mecanismo de "empoderamento" e fortalecimento do SUS; e Democratizar o acesso às ferramentas e potencialidades da comunicação. METODOLOGIA Na disciplina de Núcleo Livre “Luz, Câmera, HumanizAção: Bastidores da Saúde,com carga horária de 64 horas, os estudantes receberam noções de roteiro, edição, sonorização para a produção de vídeos em câmeras digitais comuns. Além disso, discutem sobre o SUS, com a divisão em pequenos grupos, em que são distribuídos alguns temas e depois os estudantes apresentam vídeos disponíveis na Internet e fazem uma sinopse sobre algum determinado assunto com relação ao SUS. Estes vídeos são apresentados e discutidos, e para além da sala de aula, são postados e comentados na rede social do Facebook, aproveitando esta ferramenta como uma forma de aproximação docente/discente e integração dos diferentes cursos. Os estudantes desta disciplina são estimulados a apresentarem estes vídeos na PAVESCO e a participarem de sua organização. Como a PAVESCO é um festival que acontece há três anos, já existe um grupo de estudantes que se mobilizam voluntariamente para a sua organização, que acrescidos de estudantes de outros cursos organizaram o festival com divisão de tarefas e autonomia. A organização é dividida em três comissões, sendo a secretaria, sala de imprensa e infra-estrutura, cada comissão é composta por um diretor, roteirista, secretário e produtores. Para avaliação, ao final da disciplina e da mostra foi realizada uma reunião e uma avaliação escrita via tecnologia do Google Docs. Para a integração entre os estudantes, no começo da disciplina, foi realizada uma brincadeira do Anjo e do Protegido, semelhante a um amigo secreto, mas que o participante deveria ser o “anjo” e proteger a pessoa sorteada. Assim deveriam observar, escrever bilhetes e se aproximar do colega e ao final da disciplina houve uma revelação e o colega deveria falar o que fez para proteger. RESULTADOS Na avaliação grande parte dos estudantes considerou que a disciplina contribuiu na integração dos diferentes cursos, conhecimento sobre o SUS e produção audiovisual, favoreceu o trabalho em equipe, a comunicação, e todos gostaram de ter participado e acham que a iniciativa deve continuar. Na última edição da PAVESCO foram inscritos 33 vídeos com duração máxima de 15 minutos, sendo 2 de outros estados. A maioria dos vídeos apresentados são resultados de algumas disciplinas isoladas, como por exemplo, o Núcleo Livre - Luz, Câmera, HumanizAção: Bastidores da Saúde, a disciplina curricular de Promoção da Saúde da Faculdade de Nutrição e do curso de Graduação em Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás. Espera-se que haja iniciativas que incentivem a produção de vídeos dos serviços de saúde e pela comunidade. A PAVESCO é um encontro festivo, com pipoca, apresentações musicais e palhaços, que são os mestres de cerimônia. Busca-se com o festival valorizar as obras selecionadas, seus produtores e a equipe organizadora do evento. Os vídeos foram apresentados em dois dias, no período noturno, e foram avaliados por jurados representantes: do ensino (professor de Artes Visuais), saúde (Secretário Municipal de Saúde de Goiânia), comunidade (presidente do Conselho Local de Saúde do Cais Amendoeiras) e técnico (Movimento de Vídeo Popular). Alguns vídeos apresentados e devidamente autorizados foram postados em um canal do Youtube e os resumos publicados nos anais do evento. A PAVESCO é considerada um espaço de articulação de saberes e potencializadora da re-orientação da formação e da atenção à saúde. Era notável o empenho, envolvimento dos estudantes, apresentando seus olhares particulares e aproximando de estudantes de outros cursos. Além disso, para os espectadores externos o evento foi uma oportunidade de conhecer e valorizar as ações em saúde coletiva; além de um momento prazeroso de aprendizagem. E para além, o material pode ser usado didaticamente e um dos vídeos postados teve um comentário espontâneo e incentivador do Coordenador Nacional de Saúde Bucal. Estas estratégias utilizam as novas mídias na educação, e cada vez mais difundidas, por ser um meio da comunicação mais eficiente e ágil e pela facilidade de acesso às tecnologias portáteis, como celulares e câmeras digitais, inclusive transformando a educação e as relações. Tem se constituído em um espaço de reflexões sobre o processo de formação. Por meio deste incentivo, busca aproximar e integrar diferentes olhares, como de representantes dos movimentos sociais, comunidade, trabalhadores da saúde, professores e estudantes. RECOMENDAÇÕES Para as próximas edições, pensa-se em captar recursos e buscar parcerias, para fazer oficinas junto aos serviços de saúde e comunidade. Selecionar vídeos com duração máxima de 8 minutos, visto que vídeos de 15 minutos são muito cansativos, e também re-elaborar os critérios e ter uma comissão de pré-seleção dos mesmos. Além disso, ao se produzir o vídeo não se deve supervalorizar a forma ou meio, mas se preocupar com o conteúdo e suas reflexões, bem como, com as questões éticas, como: direitos autorais e uso de imagem.