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LUZ, CÂMERA, HUMANIZAÇÃO: O AUDIOVISUAL NO ENSINO DO SUS
Resumo
INTRODUÇÃO O ensino da Saúde Coletiva e do Sistema Único de Saúde (SUS) muitas vezes não é atrativo e é marginalizado pelos estudantes e professores de outras áreas. Assim, como estratégia buscou-se inspiração na Geração Imagética, com a implementação do uso de produção de vídeos, visto ao grande acesso aos dispositivos audiovisuais, da sua aceitação dentro das novas gerações e da facilidade de comunicação. Assim, na intencionalidade de produzir sentidos e inovar foram realizadas duas estratégias: uma disciplina de núcleo livre, com estudantes de diferentes cursos, intitulada: Luz, Câmera, HumanizAção: Bastidores da Saúde, e um festival de “Produção Audiovisual do Ensino-Serviço-Comunidade: Ensino, Serviço e Comunidade no mesmo rolo”, apelidada de PAVESCO, é um projeto de extensão da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás, que acontece desde 2009. A PAVESCO é organizada por um coletivo de estudantes de diferentes cursos, professores da UFG e parceiros externos (como Balacobaco Produções, Universidade Estadual de Goiás e Coletivo de Cinema Latino Americano – Perroloco). Todos comprometidos e dispostos a trazer diferentes formas para mostrar o que tem ocorrido nos serviços de saúde, no ensino e na comunidade e por algumas parcerias. OBJETIVOS Estas ações têm como objetivos: Motivar o protagonismo estudantil e desenvolver habilidades de comunicação, liderança e trabalho em equipe; Valorizar e incentivar a divulgação de experiências que envolvam o ensino, serviço e comunidade; Inovar na avaliação do ensino, gestão e serviço prestado à comunidade; Contribuir com a formação dos participantes, considerando as habilidades de comunicação e liderança; Possibilitar ao participante uma visão mais humanizada e enfatizando a percepção e respeito ao "outro"; Incentivar o uso de ferramentas audiovisuais como mecanismo de "empoderamento" e fortalecimento do SUS; e Democratizar o acesso às ferramentas e potencialidades da comunicação. METODOLOGIA Na disciplina de Núcleo Livre “Luz, Câmera, HumanizAção: Bastidores da Saúde,com carga horária de 64 horas, os estudantes receberam noções de roteiro, edição, sonorização para a produção de vídeos em câmeras digitais comuns. Além disso, discutem sobre o SUS, com a divisão em pequenos grupos, em que são distribuídos alguns temas e depois os estudantes apresentam vídeos disponíveis na Internet e fazem uma sinopse sobre algum determinado assunto com relação ao SUS. Estes vídeos são apresentados e discutidos, e para além da sala de aula, são postados e comentados na rede social do Facebook, aproveitando esta ferramenta como uma forma de aproximação docente/discente e integração dos diferentes cursos. Os estudantes desta disciplina são estimulados a apresentarem estes vídeos na PAVESCO e a participarem de sua organização. Como a PAVESCO é um festival que acontece há três anos, já existe um grupo de estudantes que se mobilizam voluntariamente para a sua organização, que acrescidos de estudantes de outros cursos organizaram o festival com divisão de tarefas e autonomia. A organização é dividida em três comissões, sendo a secretaria, sala de imprensa e infra-estrutura, cada comissão é composta por um diretor, roteirista, secretário e produtores. Para avaliação, ao final da disciplina e da mostra foi realizada uma reunião e uma avaliação escrita via tecnologia do Google Docs. Para a integração entre os estudantes, no começo da disciplina, foi realizada uma brincadeira do Anjo e do Protegido, semelhante a um amigo secreto, mas que o participante deveria ser o “anjo” e proteger a pessoa sorteada. Assim deveriam observar, escrever bilhetes e se aproximar do colega e ao final da disciplina houve uma revelação e o colega deveria falar o que fez para proteger. RESULTADOS Na avaliação grande parte dos estudantes considerou que a disciplina contribuiu na integração dos diferentes cursos, conhecimento sobre o SUS e produção audiovisual, favoreceu o trabalho em equipe, a comunicação, e todos gostaram de ter participado e acham que a iniciativa deve continuar. Na última edição da PAVESCO foram inscritos 33 vídeos com duração máxima de 15 minutos, sendo 2 de outros estados. A maioria dos vídeos apresentados são resultados de algumas disciplinas isoladas, como por exemplo, o Núcleo Livre - Luz, Câmera, HumanizAção: Bastidores da Saúde, a disciplina curricular de Promoção da Saúde da Faculdade de Nutrição e do curso de Graduação em Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás. Espera-se que haja iniciativas que incentivem a produção de vídeos dos serviços de saúde e pela comunidade. A PAVESCO é um encontro festivo, com pipoca, apresentações musicais e palhaços, que são os mestres de cerimônia. Busca-se com o festival valorizar as obras selecionadas, seus produtores e a equipe organizadora do evento. Os vídeos foram apresentados em dois dias, no período noturno, e foram avaliados por jurados representantes: do ensino (professor de Artes Visuais), saúde (Secretário Municipal de Saúde de Goiânia), comunidade (presidente do Conselho Local de Saúde do Cais Amendoeiras) e técnico (Movimento de Vídeo Popular). Alguns vídeos apresentados e devidamente autorizados foram postados em um canal do Youtube e os resumos publicados nos anais do evento. A PAVESCO é considerada um espaço de articulação de saberes e potencializadora da re-orientação da formação e da atenção à saúde. Era notável o empenho, envolvimento dos estudantes, apresentando seus olhares particulares e aproximando de estudantes de outros cursos. Além disso, para os espectadores externos o evento foi uma oportunidade de conhecer e valorizar as ações em saúde coletiva; além de um momento prazeroso de aprendizagem. E para além, o material pode ser usado didaticamente e um dos vídeos postados teve um comentário espontâneo e incentivador do Coordenador Nacional de Saúde Bucal. Estas estratégias utilizam as novas mídias na educação, e cada vez mais difundidas, por ser um meio da comunicação mais eficiente e ágil e pela facilidade de acesso às tecnologias portáteis, como celulares e câmeras digitais, inclusive transformando a educação e as relações. Tem se constituído em um espaço de reflexões sobre o processo de formação. Por meio deste incentivo, busca aproximar e integrar diferentes olhares, como de representantes dos movimentos sociais, comunidade, trabalhadores da saúde, professores e estudantes. RECOMENDAÇÕES Para as próximas edições, pensa-se em captar recursos e buscar parcerias, para fazer oficinas junto aos serviços de saúde e comunidade. Selecionar vídeos com duração máxima de 8 minutos, visto que vídeos de 15 minutos são muito cansativos, e também re-elaborar os critérios e ter uma comissão de pré-seleção dos mesmos. Além disso, ao se produzir o vídeo não se deve supervalorizar a forma ou meio, mas se preocupar com o conteúdo e suas reflexões, bem como, com as questões éticas, como: direitos autorais e uso de imagem.