Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Vivências na realidade do SUS: Desafios e Possibilidades
Ismael Gomes da Rocha, Kátya de Brito e Silva

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo relatar nossas experiências, uma estudante de Psicologia e um biomédico, no Estágio de Vivência no SUS (VER-SUS) realizado na cidade de Teresina – PI. Tal estágio, realizado conjuntamente pelo Ministério da Saúde e pelo Movimento Estudantil da área da saúde, tem como proposta primordial vincular os estudantes universitários ao SUS, buscando aproximá-los dos seus desafios e avanços. Além de incentivar o conhecimento de outras realidades e áreas do conhecimento, potencializando a participação política e a interdisciplinaridade. Apresentaremos a seguir reflexões a respeito de nossas vivências que ocorreram de 24 de fevereiro à 07 de março de 2012, onde utilizamos como estratégias metodológicas a observação, visitas domiciliares, rodas de conversa, entrevistas semi-estruturadas com os profissionais e conversas informais com os usuários. A partir das experiências e da apreensão de conhecimentos em contato direto com o SUS, pudemos sentir quais as dificuldades na realidade da cidade e exercitar a ampliação de olhar sobre possibilidades de mudanças. Os principais entraves se relacionam à gestão, seja através da burocracia seja pela cronificação profissional, além da cultura do remédio e da supervalorização do atendimento clínico pela população. Já em relação às possibilidades de avanços, percebemos que é preciso aproveitar as lideranças comunitárias e profissionais para mobilizar ações de participação social. Para tal, é preciso maiores investimentos em educação, uma fala persistente por partes dos Agentes Comunitários de Saúde. Através desse estágio pudemos refletir o papel que uma formação qualificada na defesa do SUS pode contribuir para promoção da defesa da vida, antes de tudo. O SUS depende de cada detalhe ou avanço, por menor que seja, e para engrandecer essa idéia, é preciso formar profissionais para que se sintam em estado constante de formação. Com isso poderão se perguntar e agir cotidianamente sobre os efeitos de suas práticas em um processo continuo de construção, assim como é o SUS.