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VIVENTES DISCUTINDO A FORMAÇÃO/FORMATAÇÃO EM SAÚDE
Resumo
A partir da articulação entre estudantes universitários e os movimentos sociais, surge no estado do Rio Grande do Sul, em 2001, a proposta de Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde – VER-SUS, tendo como foco principal possibilitar que estudantes conheçam e vivenciem a realidade do SUS. Nos espaços proporcionados pelo VER-SUS discute-se a formação que temos, e qual a formação que queremos, buscando articulação entre todos os elementos que são necessários para criar um contexto de formação mais favorável às transformações nas/das práticas de saúde e de educação, visando o fortalecimento do SUS. Este trabalho objetiva relatar efeitos do VER-SUS Brasil Palmeira das Missões/RS sobre a problematização quanto a nossa formação/formatação. Trata-se de um relato de experiência, qualitativo e descritivo, desenvolvido a partir das Vivências no VER-SUS Palmeira das Missões. Durante as vivências proporcionadas pelo VER-SUS os estudantes questionaram o acesso à educação e a ação de se graduar, a excessiva carga horária curricular concentrada dentro e fora da sala de aula, o que impossibilita na maioria das vezes a participação em outras atividades, como extensão e outras que dialoguem com a comunidade, bem como quais são os espaços em que ocorre a promoção da autonomia estudantil. Outro questionamento é que a formação tradicional em saúde reproduz uma visão centrada nas técnicas biomédicas, limitando a construção de outros saberes que considere as necessidades de saúde e sociais. As aprendizagens relativas ao acolhimento dos usuários nos serviços de saúde terminam substituídas pela reprodução de uma imagem com tratamento impessoal e uma visão/ação autoritária e alienada da educação em saúde. Discutiu-se que a maioria das instituições de ensino formam profissionais na lógica capitalista e mercantilizadora da saúde e da vida. Desta forma, “fôrma”, importa a rediscussão do projeto político pedagógico de cursos da área da saúde e afins, para que estes profissionais venham desde a base, que é a graduação, cientes que há potências no SUS, e que as mesmas dependem de todos os seus atores e de uma educação ampliada na produção de saúde. Para os estudantes, estes espaços de Vivências tornam-se de fundamental importância, pois possibilitam momentos de reflexão e discussão à cerca da educação e sua interface com a saúde. O VER-SUS constitui-se um dispositivo potente de contágio que interroga e pode “trans-formar” a fôrma tradicional da ação de formar em saúde.