Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Nº 380 Uma Estratégia Inovadora no Processo Ensino-Aprendizagem
Denise Tavares Giannini

Resumo


Introdução: O processo de mudança da educação traz inúmeros desafios, entre os quais romperem com estruturas cristalizadas e modelos de ensino tradicional e formar profissionais de saúde com atuação mais crítica, reflexiva, propositiva, compromissada e tecnicamente competente. As metodologias ativas baseiam em estratégias de ensino fundamentadas na concepção pedagógica crítico-reflexivo, que permitem uma leitura e intervenção sobre a realidade, favorecendo a interação entre os diversos atores e valorizando a construção coletiva do conhecimento e seus diferentes saberes e cenários de aprendizagem. Objetivo: Apresentar o relato de uma experiência utilizando a elaboração conjunta de material didático como estratégia no processo ensino-aprendizagem. Metodologia: O curso de Formação Pedagógica para a Prática da preceptoria realizada pela Coordenadoria de Desenvolvimento Acadêmico (CDA) do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) abriu sua primeira turma em 2010, aplicando metodologias ativas e teve como uma das exigências para aprovação a implantação de um projeto de intervenção. O projeto de intervenção elaborado pelo preceptor do Programa de Residência em Nutrição Clínica/ Núcleo de Estudos da Saúde de Adolescentes (NESA) teve como objetivo construir de forma compartilhada pelo preceptor e residentes, um manual que favoreça o desenvolvimento do pensamento complexo e da aprendizagem significativa. Este estudo foi baseado na metodologia qualitativo, com um caráter descritivo da construção do material didático como estratégia de ensino-aprendizagem, conjugando a metodologia ativa problematizadora e utilizando uma abordagem fundamentada na análise dos questionários respondidos pelos Residentes do Programa de Nutrição Clínica- NESA/HUPE/UERJ. A partir de um problema formulado pelo preceptor e residentes: a carência de referência sobre a temática Nutrição nos adolescentes enfermos, associado às experiências e vivências durante o acompanhamento desses pacientes junto à equipe multidisciplinar, permitiu a partir deste contexto a mobilização do preceptor e dos residentes a buscar novos conhecimentos, despertando o desejo, o interesse e provocando a necessidade de construir o manual de Nutrição do adolescente. O preceptor do programa coordenou a discussão, fornecendo o contexto para a abordagem do conteúdo específico a ser contextualizado, para que o que foi problematizado tenha sentido em ser aprendido, favorecendo a construção do conhecimento, estimulando as capacidades de análise crítica e reflexiva e o aprender. A construção do material didático foi realizada em 4 etapas: 1. Identificação dos temas a serem abordados 2. Definição da forma dos capítulos: a estrutura de cada capítulo 3. Levantamento do conteúdo 4. Promoção de discussão e construção do conhecimento compartilhado Foi aplicado um questionário aos residentes que buscou identificar as suas opiniões, percepções sobre esse processo ensino-aprendizagem baseado na metodologia ativa. Apresentando questões sob utilização da construção do manual como instrumento de aprendizagem. Resultados: Essa estratégia consistiu em uma inovação pedagógica na área da Saúde. Baseando-se na construção do material didático: Manual de Nutrição em Adolescente, com a utilização de uma linguagem clara, objetiva, permitindo uma leitura rápida, agradável e de fácil compreensão. Esse manual tem como características ser uma obra aberta, colaborativa, criativa, comprometida com o processo ensino-aprendizagem. Dessa forma, o preceptor pôde vivenciar essa nova estratégia no processo de ensino-aprendizagem, fundamentada em uma metodologia interativa, crítica e reflexiva. Como também permitiu maior integração, interação e motivação da equipe. Além de criar condições para o desenvolvimento e reconhecimento de diversas competências. A construção de competências levaria a uma reavaliação da qualidade dos saberes transmitidos, pois só seriam válidos aqueles que pudessem ser mobilizados em determinadas situações. Avaliação da construção do manual enquanto estratégia de ensino-aprendizagem foi também verificada pelas percepções positivas e negativas relatadas pelos residentes nos questionários. Todos os residentes que participaram da construção (n=5) avaliaram positivamente essa experiência como instrumento de ensino-aprendizagem, enquanto que apenas dois residentes apontaram um ponto negativo e todos foram unanimes em relatar que a falta de horário disponível para reunir todos os membros da equipe foi o principal obstáculo a ser vencido. Em relação aos pontos positivos destaca-se a capacidade de ser um instrumento de aprendizagem uma vez que promoveu a construção do conhecimento, associando a teoria com a prática. Outra potencialidade deste, é levar o aluno/profissional de saúde a construir o conhecimento a partir da articulação, in loco, entre teoria e prática, a partir da experiência da interdisciplinaridade. Nesse sentido, a articulação ensino-serviço apresenta-se como importante estratégia para efetiva integração entre teoria e prática, devendo também se colocar a serviço da reflexão da realidade, possibilitando ao aluno elaborar críticas e buscar soluções adequadas para os problemas de saúde encontrados. Outro ponto positivo relatado pelos residentes foi o estímulo ao trabalho em equipe, oferecendo a oportunidade de estreitamento e da formação de vínculo entre os membros do grupo. Além de aumentar a integração, melhorar a convivência e favorecer a aprendizagem de todos os integrantes, por meio das discussões, reflexões e troca de idéias. O preceptor atuou como mediador dentro do processo de ensino-aprendizagem. Conseqüentemente foi necessário adotar um planejamento flexível e em função da importância da intervenção nutricional e da escassez da literatura específica em adolescente a elaboração do Manual será uma atividade continua do Programa de Residência em Nutrição Clínica/NESA, viabilizando a troca de experiências e a construção/reconstrução. O obstáculo enfrentado foi a dificuldade de encontrar horários comuns a todos os membros da equipe para realizar as discussões, devido todas as outras atividades desenvolvidas no Programa da Residência. Conclusão: O preceptor tem um importante papel, neste processo de construção coletiva, na transformação da prática em teoria, propiciando maior integração, motivação e reflexão entre os residentes. O projeto consiste em uma Inovação educacional, já que cria espaços que permitem a possibilidade do pensar e do fazer reflexivos. Em que as inovações teriam a oportunidade de apresentar-se, contradizer e transformar. É fundamental introduzir essas experiências de aprendizagem que são capazes de reinventar o ensinar e o aprender, além de permitir a construção do conhecimento nos nossos espaços acadêmicos, favorecendo a transformação tão almejada na saúde. Referências: Cunha MI, Marsico HL, Borges FA, Tavares P. Inovações pedagógicas na formação inicial de professores. In: Fernandes CMB, Grillo M, organizadores. Educação superior: travessias e atravessamentos. Canoas: Editora da ULBRA; 2001. p. 33-90 Cyrino EG, Pereira MLT.Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 20(3): 780-788, mai-jun, 2004. Feuerwerker LCM, Sena RR. A contribuição ao movimento de mudança na formação profissional em saúde: uma avaliação das experiências UNI. Interface - Comunicação, Saúde e Educação 2002; 6(10): 37-50. Silveira RP, Dohms MC. 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